A- [2 -1 3 ] B- [23]
-2 0
[-2 0 -3] [1 4]
Determine B.A
Soluções para a tarefa
Tem-se as matrizes:
E deseja-se obter a matriz produto B.A.
Primeiramente, vamos checar se realmente é possível realizar a multiplicação. O produto de duas matrizes só é possível quando o número de colunas da primeira matriz é igual ao número de linhas da segunda matriz.
A matriz B tem 3 linhas e 2 colunas, ou seja, é uma matriz 3x2, enquanto a matriz A tem 2 linhas e 3 colunas, ou seja, é uma matriz 2x3. Como podemos perceber, o número de colunas da matriz B (2) é igual ao número de linhas da matriz A (2), então podemos realizar o produto.
A matriz produto B.A possuirá o número de linhas da primeira matriz, ou seja B e o número de colunas da segunda matriz, ou seja A. Logo, a matriz B.A possuirá 3 linhas e 3 colunas, sendo portanto uma matriz quadrada. Vamos chamar cada elemento da matriz B.A de , sendo o i se referindo à linha que o elemento está presente, enquanto o j se refere à coluna. Teremos então:
O elemento será obtido pelo somatório dos produtos dos elementos da linha i pelos respectivos elementos da coluna j, na ordem em que forem aparecendo. Por exemplo, o elemento será obtido utilizando os elementos da linha 2 da matriz B e os elementos da coluna 1 da matriz A:
Aplicando a mesma ideia para os outros elementos, teremos: