A., 13 anos, sexo feminino, estudante. Aos sete anos de idade a paciente passou um período em que, ao andar, ora girava ao redor do seu tronco, ora se agachava. Ao ser acompanhada por uma prima na brincadeira foi repreendida e, aparentemente, abandonou o ato. Posteriormente, passou a realizar gestos obscenos, sendo castigada. Ao que parece, permaneceu assintomática até aproximadamente um ano atrás, quando a genitora percebeu que sua filha repetia palavras que ouvia dos outros (ecolalia) e as próprias palavras (palilalia). Repetia, por exemplo, "trans, trans, trans", " morte, morte, morte". Depois de um período aproximado de quatro meses, começou a proferir palavras obscenas involuntariamente e fora de qualquer contexto (coprolalia). Posteriormente, passou a apresentar tiques motores simples que foram mudando de localização ao longo do tempo. Apresentou inicialmente movimentos de nariz (torcer o nariz), caretas faciais e levantar dos ombros. Depois, passou a apresentar um tique motor complexo caracterizado por fungar, movimentar os ombros e balançar o tronco em uma seqüência estereotipada e repetitiva a cada dois segundos. Tem ainda história de tiques vocais, como pigarrear e comportamento compulsivo de ordenação. O quadro descrito passou a interferir na sua vida familiar e escolar. Foi repreendida devido à coprolalia e discriminada na escola, tendo recebido o apelido de "tic-tic". Seu rendimento escolar foi comprometido. Tornou-se irritada e desobediente. A paciente chegou ao nosso ambulatório após ter sido examinada por vários profissionais da área médica e sem receber diagnóstico e tratamento adequados. A paciente é a primogênita de uma prole de dois. Nascida de parto normal, sem intercorrências. Apresentou desenvolvimento neuropsicomotor sem anormalidades. Aos 11 anos, sofreu uma concussão com perda da consciência e vômitos (atropelamento). Não tem história de febre reumática ou sarampo. A mãe é portadora de distimia, tendo apresentado um episódio de depressão maior na época da recrudescência dos sintomas
a) Qual estrutura do cérebro é principalmente relacionada ao problema acima?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
avenida 35 (zuando) hahahhaha
Respondido por
0
A estrutura do cérebro que é relacionado o problema é a: Síndrome de Tourette.
O que é a Síndrome de Tourrete?
A Síndrome de Tourrete é conhecida como um tipo de distúrbio que se passa de forma Hereditária, que é projetada através de tiques musculares, que pode variar de abrir a boca, pestanejar, latir, sussurrar e etc.
- PS: Pessoas que possuem a Síndrome de Tourette possuem grandes de agir de forma autônoma e se sentem incomodadas e ansiosas nas atividades de cunho social.
Dessa forma, vemos que o enunciado está descrevendo os tiques da Síndrome de Tourette, que tendem a ser vistos em primeira instância na infância, podendo oscilar como tiques múltiplos, além de serem motores ou vocais.
Para saber mais sobre Síndrome de Tourette:
https://brainly.com.br/tarefa/51583375
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :))
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás