Português, perguntado por liegeblavierp6bg3y, 1 ano atrás

a) (1,0) Na concepção dialógica de língua, as manifestações linguísticas pressupõem um bom conhecimento da língua, de modo a viabilizar o diálogo entre as pessoas. b) (1,0) Ainda que a fala e a escrita sejam produções linguísticas singulares, construídas em função de contextos e propósitos específicos, elas estão necessariamente vinculadas à ampla esfera discursiva da sociedade, já que qualquer enunciado parte dos outros e volta-se para os outros. c) (1,0) O analfabetismo funcional é a condição de pessoas que aprenderam a ler e escrever, mas não são capazes de fazer uso da escrita em situações cotidianas. d) (1,0) A leitura, segundo Bakhtin, pode ser definida como a competência de decodificar letras, sílabas, palavras e frases. e) (1,0) O termo “língua portuguesa de expressão brasileira”, defendido por muitos teóricos, é o modo de dizer que a língua falada no Brasil não pode ser confundida com o Português falado em Portugal, porque, apesar da semelhança entre elas, cada uma tem a sua própria estrutura. f) (1,0) A função conativa da língua pode ser definida pelo propósito de expressar sentimentos e emoções, enquanto a função metalinguística, muito usada em propagandas, tem o propósito de convencer as pessoas. g) (1,0) Na relação entre alfabetização e letramento, é possível encontrar pessoas alfabetizadas e pouco letradas, assim como pessoas analfabetas e relativamente letradas. h) (1,0) A gramática descritiva, ensinada nas escolas, tem o propósito de apresentar as regras e normas para que as pessoas possam falar e escrever corretamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
0
A) Falso. O bom conhecimento da língua é importante, contudo a fim de viabilizar o diálogo entre as pessoas é necessário considerar o contexto comunicativo.

B) Correto. Estamos falando da relação entre a fala, a escrita e as mais diversas esferas discursivas (como a religiosa e a jurídica, por exemplo).

C) Correto. Interpretações de textos e operações matemáticas são habilidades não desenvolvidas por essas pessoas.

D) Falso. Para Bakthin, a leitura ultrapassa tudo isso, pois ele a ver como um processo dialógico.

E) Falso. Perceba que estamos falando de "expressão brasileira", portanto estamos tratando de sua identidade.

F) Falso. Corrigindo, a função conativa é "muito usada em propagandas, tem o propósito de convencer as pessoas". Já a função metalinguística se utiliza da língua para explicar a própria língua, exemplo: os dicionários.

G) Falso. A pessoa letrada possui domínio da leitura e da escrita, portanto não possível uma pessoa analfabeta ser letrada.

H) FalsoEssa definição cabe à Gramática Normativa.


Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes