9º) O órgão tubular e musculoso que conecta a faringe com o estômago e sofre contrações do
músculo liso que o forma é o:
a. Estomago
b. Esôfago
c. Rim
d. Coração
10º) O intestino delgado, porção mais longa do sistema digestório, apresentando cerca de 6 m
de comprimento e possui três segmentos chamados:
a. Ceco, cólon e reto
b. Ceco, jejuno e reto
c. Duodeno, reto e íleo
d. Duodeno, jejuno e íleo
11º) Responda com atenção as questões abaixo:
a. .Onde se inicia a digestão do amido? ________________________________________
b. Como são chamados os movimentos de contração que empurram o alimento ao longo
do tubo digestório?______________________________________________________
c. Qual o ácido existente no estômago? ________________________________________
d. Onde se inicia a digestão da proteína? _______________________________________
e. Qual substancia é responsável por emulsificar as gorduras presentes nos alimentos? ______________________________________________________________________
f. Onde a bile é produzida? _________________________________________________
g. Onde a bile é armazenada?________________________________________________
h. Qual o suco digestivo que neutraliza a acidez do alimento?_______________________
i. Em que parte do sistema digestório ocorre a maior absorção dos nutrientes? ______________________________________________________________________
j. Em que parte do sistema digestório ocorre a maior absorção de água? _____________
Soluções para a tarefa
Resposta:
9º: B
10º: D
11º: A) Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
B) Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.
C) O suco gástrico é o principal agente da digestão das proteínas pelo estômago. Ele é formado por ácido clorídrico (HCl) e pepsinogênio, tendo caráter ácido, de pH 2. O pepsinogênio é uma enzima inativa incapaz de realizar sozinha a hidrólise das proteínas.
D) Com relação à digestão de proteínas, podemos afirmar que: I- Inicia na boca pela ação da amilase salivar. II- Inicia no estômago pela ação da pepsina. III- Termina no intestino pela ação da tripsina e das peptidases intestinais. ... No estômago, esta enzima é desnaturada pelo pH ácido.
E) O copo de água com óleo representa a substância que vai chegar no duodeno, parte do intestino delgado. As enzimas que quebrariam as partículas da gordura apresentam dificuldades para interagir. Daí elas precisam de outro elemento para ajudar na emulsificação. Essa substância é a bile.
F) A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. Após ingestão de alimentos, principalmente gordurosos, a vesícula se contrai para jogar a bile no intestino e facilitar a digestão das gorduras.
G) A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.
H) Secretado no intestino delgado, o suco pancreático é produzido pelo pâncreas. Esse suco é composto por bicarbonato de sódio, que modifica o pH do quimo, neutralizando sua acidez. Essa modificação de pH facilita também a ação de enzimas.
I) No intestino delgado, ocorre grande absorção de nutrientes. No intestino grosso, há a formação das fezes, que são eliminadas para o meio externo pelo ânus.
J) No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo.
Explicação:
SE ESTIVER ERRADO ME AVISEM NOS COMENTÁRIOS PFV!