História, perguntado por anakmiecik1, 1 ano atrás

9º ANO O fascismo foi um dos regimes autoritários que surgiram na Europa no Período Pós-Guerra, obtendo grande força na Itália. Leia abaixo um trecho de um artigo de Alfredo Rocco (1875-1935), legislador do governo fascista de Mussolini, e em seguida assinale as alternativas que o interpretam corretamente:

“A democracia entrega o governo do Estado nas mãos da multidão dos vivos, que o subordina ao próprio interesse, o Fascismo pretende que o governo seja confiado a homens capazes de se despojarem de interesses próprios e de realizarem os interesses da coletividade nacional, considerada como unidade conjugadora das gerações. O Fascismo rejeita o dogma da soberania popular ao substituí-lo pela soberania do Estado, e, no interesse da sociedade, acentua que o intérprete menos adequado é a massa popular, uma vez que a capacidade de sobrepor à consideração de interesses próprios a visão dos grandes interesses históricos da sociedade é um raríssimo privilégio de poucos”.
ROCCO, Alfredo. A doutrina política do fascismo. In: BRITO, Antônio José de [org.]. Para a compreensão do fascismo. Lisboa: Nova Arrancada, 1999, p.64.

(A)
O autor faz uma comparação entre a democracia e o fascismo.

(B)
No fascismo, o poder concentra-se na figura de uma ou poucas pessoas em detrimento da soberania popular.

(C)
O governante fascista usa o poder para benefício pessoal.

(D)
A massa popular deve ser a intérprete de seus próprios interesses.

(E)
A soberania do Estado deve substituir a soberania popular, devido à incapacidade do povo de valorizar as necessidades coletivas.

Soluções para a tarefa

Respondido por MariiColorada
8
As alternativas corretas são as letras A,B e C, pois o autor faz uma comparação entre Democracia e o Fascismo.
Perguntas interessantes