História, perguntado por Pudinzinhu, 1 ano atrás

[9º Ano] 25 Pontos

Quais estratégias utilizadas pelos senhores feudais para fortalecer e centralizar o seu poder, no processo de formação das monarquias nacionais? Levando em consideração o que foi comum na maioria dos países, utilize as informações descritas no texto para dar exemplo.

Caso seja necessário o texto:

"Por volta do ano 1000, enquanto a maior parte da Península Ibérica estava sob o domínio árabe-berbere, os reis cristãos das Astúrias expulsaram, por meio da guerra, os chefes muçulmanos da região do rio Douro e da cidade do Porto. Esta pequena região, ao norte de Portugal atual, chamava-se Terra "portucallis", nome romano relacionado ao porto "Portus Calle". Em 1095, o rei de Leão e Castela (reino que corresponde aos atuais territórios de Portugal e Espanha), Alfonso IV, doa o condado de Portugal a seu genro, Henri de Borgonha. O novo conde se proclama rei sob o nome de Alfonso I — Alfonso Henriques — e, para assegurar sua independência do sogro, se coloca sob a proteção da Igreja Católica. Em 25 de outubro de 1147, com a ajuda de 13 mil cruzados em partida para a Terra Santa, Alfonso I, o Conquistador, invade Lisboa e expulsa os muçulmanos que a ocupavam havia quatro séculos. Lisboa, na foz do rio Tejo, tornou-se a nova capital de seu reino."

Soluções para a tarefa

Respondido por semideias01
5

A principal estrategia usada era a de se aliar com os burgueses,pois garantia comercio e aumento do valor da moeda na região, alem da famosa troca de favores entre eles.Outra estratégia era a posse de terras,o que garantia maior reinado e influencia em sua região,possibilitando o rei agir de modo autoritário e centralizar seu poder apenas para si.

espero ter ajudado ^-^

 

Perguntas interessantes