97. (SM) O planeta 'l'erra é povoado por grande variedade de formas de vida. Os seres humanos conhecem pouco mais de um milhão de espécies diferentes e o número total de espécies existentes pode ser bem maior. Entre os seres conhecidos até o momento, os insetos representam o grupo mais diversificado, isto é, com o maior número de espécies conhecidas. Os insetos são encontrados em quase todos os ambientes terrestres e são os únicos invertebrados capazes de voar, embora existam exceções, como pulgas e piolhos. O corpo de um inseto é dividido em cabeça, tórax e abdome. Do tórax saem três pares de pernas e, quando presentes, dois pares de asas. Descrever a importância desses animais para os demais seres vivos do planeta não é tarefa simples. Os insetos apresentam tipos de alimentação variados e são elos essenciais em muitas teias alimentares. Eles são importantes polinizadores e não é exagero dizer que são responsáveis pela existência de muitas das frutas que comemos. Muitos insetos também exercem papel significativo na decomposição da matéria orgânica, como madeira e cadáveres. Apenas 1% das espécies são vetores de doenças ou provocam danos para os seres humanos. (Equipe editorial SM) Com base nessas informações, é possível afirmar que: a) entre as doenças causadas ou transmitidas por insetos, podemos citar: dengue, malária, teníase, leishmaniose e hanseníase. b) entre os modos de alimentação dos insetos, podemos encontrar espécies herbívoras (como o gafanhoto) e espécies carnívoras (como o louva-a-deus). Existem insetos que se alimentam de matéria orgânica morta, mas não existem insetos parasitas. c) ao polinizar as flores, os insetos também exercem importante papel na reprodução das plantas. Insetos polinizadores ocupam a posição de consumidores primários nas cadeias alimentares. d) a importância dos insetos nas cadeias alimentares deve- -se principalmente ao fato de ocuparem a posição de produtores, essencial para os demais seres. e) a organização corporal dos insetos mencionada no enunciado é característica dos demais artrópodes, como que- licerados e crustáceos. Além disso, todos têm o corpo revestido por um exoesqueleto rígido e articulado.
Soluções para a tarefa
Analisando as opções, temos:
a) Incorreta. A teníase e hanseníase não são doenças transmitidas por insetos.
b) Incorreta. Existem sim espécies de insetos parasitas, como é o caso de algumas espécies de vespa que instalam seus ovos dentro do corpo de outros insetos para servirem de proteção e alimento para as futuras larvas.
c) Correta. Insetos polinizadores consomem seu alimento diretamente dos seres produtores, os vegetais, sendo assim consumidores primários.
d) Incorreta. Insetos não ocupam, dentro da cadeia alimentar, a posição de produtores. Os únicos seres vivos que produzem o próprio alimento são os vegetais.
e) Incorreta. Insetos e crustáceos são do filo dos artrópodes, mas são nomes de dois subfilos diferentes. Assim sendo, invariavelmente, acabam tendo características corporais diferentes e a característica descrita no texto fala dos insetos, não dos crustáceos.