93- 1. Após várias experiências em laboratório, observou-se que a concentração de certo antibiótico, no sangue de cobaias, varia de acordo com a função y = 12x – x², em que x é o tempo decorrido, em horas, após a ingestão do antibiótico. Nessas condições, determine o tempo necessário para que o antibiótico atinja nível máximo de concentração no sangue dessas cobaias.
1 hora
3 horas
6 horas
8 horas
Soluções para a tarefa
Resposta:
6 horas.
Explicação passo-a-passo:
Forma geral de equações do 2° grau:
No nosso caso:
Primeiro, veja que temos o coeficiente a (que acompanha o ) menor que zero. Isso indica que a concavidade da parábola é para baixo e, portanto, temos um ponto de máximo.
Se calcularmos o x do vértice encontraremos a quantidade de horas associada ao valor máximo da concentração (que é o que a questão pede).
Se calcularmos o y do vértice encontraremos o valor da concentração máxima do antibiótico em si.
Logo:
Portanto, o tempo necessário para que o antibiótico atinja nível máximo de concentração no sangue dessas cobaias é de 6 horas.
Valeu!
Resposta:
Alternativa B: o tempo necessário para que o antibiótico atinja nível máximo de concentração no sangue é de 3 horas.
Esta questão está relacionada com equação do segundo grau. As equações de segundo grau são caracterizados pelo expoente do termo de maior grau igual a 2. Desse modo, as equações de segundo grau possuem duas raízes. Para determinar essas raízes, utilizamos o método de Bhaskara.
Nesse caso, queremos determinar o tempo necessário para atingir o nível máximo de concentração no sangue dessas cobaias. Para isso, vamos derivar a equação e igualar a zero para determinar quantas horas vem ser transcorridas para isso. Portanto:
Explicação passo-a-passo: