92(TRE-MT) Segundo a norma culta, há erro (de uso ou de colocação) na substituição do termo sublinhado por um pronome, em: 1O ministro não teve muitos escrúpulos naquela hora. / O ministro não teve-os naquela hora. 2Ele estava pronto para salvar a Itália. / Ele estava pronto para salvá-la. 3Eles terminaram as provas hoje. / Eles terminaram-nas hoje. 4Todos queriam que o professor entregasse o livro ao melhor aluno. / Todos queriam que o professor lhe entregasse o livro. 5Ele nunca perdoaria ao irmão aquela omissão. / Ele nunca lhe perdoaria aquela omissão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
1) O ministro não teve muitos escrúpulos naquela hora.
É possível notar que na alternativa 1 existe a partícula negativa "não", nesse caso com a existência de tal partícula, faz-se necessário a aplicação de uma próclise, contudo foi apresentada na alternativa um ênclise.
As nomenclaturas próclise e ênclise referem-se ao posicionamento do pronome oblíquo com relação ao verbo, sendo a próclise o posicionamento antes do verbo e a ênclise o posicionamento depois do verbo.
Portanto, considerando as normas da língua portuguesa tem-se que a maneira correta de substituição do termo por um pronome é a seguinte:" O ministro não teve muitos escrúpulos naquela hora. / O ministro não os teve naquela hora.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Perguntas interessantes