Português, perguntado por eduardo62425, 8 meses atrás

90 pontos. Preciso urgente até 12:30

O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer. O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora.Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito e igualmente da superação das barreiras entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas.Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa.Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar para pensar pode ser tão ameaçador...) e fizéssemos um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, dispensável.Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo para terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço.Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como desejar salvar o mundo -se estamos perdidos no nosso cotidiano?Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados?Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal.Depois de sermos gente, podemos -e devemos -sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado.Solidariedade de Lya Luft. Retirado do livro didático Novo Diálogo, 9ºano

1)Leia: “...tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa.”Explique: O que nos paralisa?

2)O que representaria o sentido de “conviver”? Por que isso é essencial?

3)Faça o que se pede:

a)Retire do texto duasorações coordenadas sindéticas.

b)Destaque as conjunções presentes nessas orações.

4)Observe trecho da reportagem “Speed watching: o que você perde quando acelera a velocidade do filme?”“Esse foi o caso da servidora pública Kelly Cristine Milanez, 40, adepta ao hábito desde o início da quarentena. "Acelerando filmes e vídeos lentos, senti um alívio momentâneo na minha ansiedade. Mas percebo que já não tenho paciência de assistir algo em velocidade normal", admite.”Lívia InácioDe Curitiba para a BBC News Brasil, 14 março 2021a)A conjunção coordenativa presente no trecho em destaque é____________________________________.

b)Reescreva o trecho usando outra conjunção de igual classificação.5)Observe os períodos a seguir e faça o que se pede:-Sublinhe os verbos ou locuções verbais.-Destaqueas conjunções.-Divida e classifique as orações.

a)O motorista ultrapassou em local proibido, logo levou uma multa.

b)Ela nem se preocupou com o fato, nem se importou com o amigo.

c)O aluno chegou da escola, retirou a máscara, lavou as mãos, foi almoçar.d)Ela queria fazer um bolode chocolate, no entanto estava sem fermento.

6)Observe o trecho a seguir e faça o que se pede: “Ela tirou o bolo da assadeira, cortou ao meio, colocou o recheio de merengue, cobriu com calda de caramelo e levou à geladeira.”

a)Sobreo períodoacima, quais afirmações estão corretas?

Soluções para a tarefa

Respondido por mirum
0

Resposta:

c)

2)d a solidariedade precisa ser antes de tudoo aprendizado da humanismo

Explicação: sla,tava no google

Respondido por vitoriajust12
1

Explicação:

1) O nosso cotidiano ou as nossas obrigações, impedindo assim, de sermos mais solidários, compreensíveis e afetivos.

2) Ter uma vida em comum, ser próximo de alguém. É essencial pois nos ajuda em vários fatores, do bem-estar psíquico ao físico, nos possibilita crescimento, companhia e até mesmo consolo nos momentos difíceis.

Perguntas interessantes