9) (UNIDF-DF) As partículas fundamentais do átomo são o próton, o nêutron e o elétron. O número de prótons caracteriza o elemento químico e é chamado de número atômico (Z). O número de massa (A) de um ( imagem continuação)
Soluções para a tarefa
Resposta:
( ) Uma partícula com 12 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons é eletricamente neutra.
Incorreto, ela possui um número mais de carga positivas, essa partícula é um íon cátion 2+.
( ) Dois átomos neutros que possuem o mesmo número de elétrons pertencem ao mesmo elemento químico.
Correto, se esses átomos são neutros, o número atómico deles ("identidade" dos átomos) são iguais. Sendo eles, o mesmo elemento.
( ) O trítio possui 1 próton e 2 nêutrons. O deutério possui 1 próton e 1 nêutron. Essas partículas pertencem a um mesmo elemento químico, apesar do trítio ser mais pesado do que o deutério.
Correto, são isótopos. Um isótopo é um elemento químico que possui mais de uma forma, porém com o mesmo número de prótons. O número de prótons - número atómico - é a principal indicador do elemento, o trítio e o deutério possuem 1 próton (ambos são isótopos do elemento hidrogênio)
( ) O átomo de ferro possui número de massa 56 e 30 nêutrons. Um átomo neutro de ferro possui 26 elétrons.
Correto, fazendo a diferença entre a massa e os nêutrons de um átomo, encontramos seu número atómico, que em um átomo neutro, é igual ao número de prótons e elétrons.
Z = A - n ∴ Z = 26 prótons/elétrons (número atómico)
( ) Uma partícula positiva que possui 33 prótons e 36 elétrons tem carga positiva e é camada de cátion.
Incorreto, quando uma partícula ganha elétrons, nesse caso, ganhou 3 (de 33 pra 36) ela assume uma carga negativa (-3), fazendo papel de ânion, não de cátion.