9-(Unicamp) É comum, nos dias de hoje, ouvirmos dizer: “estou com o colesterol alto no sangue”. A presença de colesterol no sangue, em concentração adequada, não é problema, pois é um componente importante ao organismo. Porém, o aumento das partículas LDL (lipoproteína de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sanguíneo, leva à formação de placas ateroscleróticas nos vasos, causa frequente de infarto do miocárdio. Nos indivíduos normais, a LDL circulante é internalizada nas células e chega aos lisossomos. O colesterol é liberado da partícula LDL e passa para o citosol para ser utilizado pela célula.
Me ajudem, por favor!
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Os lisossomos têm função de digestão intracelular.
b) Fagocitose. Ocorre por evaginação da membrana plasmática, formando pseudópodos que envolvem a partícula, enquanto que a pinocitose ocorre por invaginação da membrana. A fagocitose engloba partículas grandes e a pinocitose engloba partículas pequenas ou líquidos.
c) É usado como matéria prima para a produção de hormônios esteróides. ou Faz parte da membrana das células animais, ou síntese de sais biliares, ou síntese de vitamina D pela pele com ação da luz solar.
Explicação:
As perguntas são essas, após ler este texto...
a) O colesterol é liberado da partícula LDL no lisossomo. Que função essa organela exerce na célula?
b) A pinocitose é um processo celular de internalização de substâncias. Indique outro processo de internalização encontrado nos organismos e explique no que difere da pinocitose.
c) Cite um processo no qual o colesterol é utilizado.