9. (UFT) Os heredogramas abaixo representam características autossômicas. Os círculos representam as mulheres e os quadrados, os homens. Os símbolos cheios indicam que o indivíduo manifesta a característica. Supondo que não haja mutação, analise os heredogramas e assinale a alternativa errada. (A) As informações disponíveis para a família 1 são insuficientes para a determinação da recessividade ou dominância da doença (B) A família 2 apresenta uma doença dominante. (C) O genótipo dos pais da família 3 é heterozigoto. (D) Os descendentes da família 3 são todos homozigotos. (E) Nenhuma das alternativas anteriores.
Soluções para a tarefa
A alternativa será (D) Os descendentes da família 3 são todos homozigotos.
Devemos encontrar a opção INCORRETA dentre as alternativas. O par de fatores heterozigoto será composto por um alelo do tipo dominante (A) e outro do tipo recessivo (a). O homozigoto pode ser recessivo (aa) ou dominante (AA)
O fenótipo é a expressão característica do genótipo, que nesse caso será a presença da doença ou não. Um alelo dominante sobrepõe o outro em genótipo heterozigoto, expressando o fenótipo dominante.
Analisando o diagrama da família 3, é possível observar que ambos os pais não possuem a doença, mas dois descendentes nasceram com a doença, isso significa que eles possuem o fator correspondente da doença, mas não expressam pois é recessivo.
Fazendo o cruzamento do gene dos pais da família 3:
A a
A | AA Aa
a | Aa aa
Os dois filhos com a doença possuem genótipo homozigoto aa. Existe a possibilidade do filho que não expressa a doença ter genótipo AA ou Aa. Logo, não é possível afirmar que os descendentes de 3 são todos homozigotos. (opção d)
Espero ter ajudado!
Resposta:
D
Explicação passo-a-passo:
Este casal terá, a cada gestação, 50% de chances de ter um filho heterozigoto.