Português, perguntado por sulamita4060, 10 meses atrás

9. (UERj) Considere estes trechos de texto.Tempo da camisolinhaToda a gente apreciava os meus cabelos cacheados tão lentos! e eu me envaidecia deles, mais que isso, os adorava por causa dos elogios. Foi por uma tarde, me lembro bem, que meu pai suavemente murmurou uma daquelas suas decisões irrevogáveis: “É preciso cortar os cabelos desse menino." [...]Tudo o mais são memórias confusas ritmadas por gritos horríveis, cabeça sacudida com violência, mãos enérgicas me aganrando, palavras aflitas me mandando com raiva entre piedades infecundas, dificuldades irritadas do cabeleireiro que se esforçava em ter paciência e me dava terror.Mário de Andrade. Contos novos. São Paulo: Martins;Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.Mário de Andrade é um escritor conhecido pela adjetivação expressiva e original que utiliza em seus textos, como nos exemplos sublinhados abaixo:•‘Toda a gente apreciava os meus cabelos cacheados tão lentos!"• palavras aflitas me mandando com raiva entre piedades infecundas"Descreva o valor expressivo dos dois adjetivos e explique por que o emprego de cada um deles é peculiar.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
11

Boa tarde,


Resolvendo a questão:


A ideia da adjetivação de forma diferenciada de Mário de Andrade, cabe justamente em mostrar colocações diferentes dos adjetivos, que passam outra ideia diferente de seu significado original.


Quando o autor Mario de Andrade menciona o adjetivo “lentos”, ele não quis mencionar que o cabelo balançava de forma lenta, mas ele quis atribuir ênfase a beleza do cabelo da personagem citada no trecho e não ao movimento.


Na segunda adjetivação, quando o autor utiliza a palavra “infecundas” ele usa um outro significado a palavra, onde o ato de ser infecunda, está relacionado a uma tentativa inútil, enquanto comumente a palavra “infecundas” serve para caracterizar aquilo que não produz, que é infértil.


Respondido por joanaellen3
2

  • Quando o autor menciona o adjetivo “lentos”, ele não quis mencionar que o cabelo balançava de forma lenta, mas sim dar ênfase a beleza do cabelo, e quando o autor utiliza a palavra “infecundas” ele usa o significado de está relacionado a uma tentativa inútil, enquanto comumente a palavra “infecundas” serve para caracterizar aquilo que não produz.
Perguntas interessantes