9. Referente ao que foi estudado em sala e revisado nas aulas on-line responda:
Explique o que é Conto Social e Conto Psicológico? Quais são as principais diferenças entre eles?
Soluções para a tarefa
Resposta:
o que é o conto social: um conto social nada mais é uma narrativa sobre algo que se passa na vida real e que as pessoas podem identificar no seu cotidiano, parece uma crônica, porém com outras características. O conto social tem como características como as temáticas das minorias, isto é, da desigualdade social que ainda existe, mostrando assim as injustiças sociais.
o que é o conto psicológico: os contos psicológicos partem da aproximação do ouvinte com situações complexas que podem ser utilizadas para analisar e solucionar problemáticas em seu interior;
Além disso, ele tem o intuito de desenvolver a narrativa com o objetivo de apresentar situações e pontos de vista diferentes de um texto "comum".
Por fim, os contos psicológicos são utilizados em alguns casos em análises, porém, podem ser comuns também na formação em psicologia.
diferença: O Conto Social se dedica, geralmente, a denunciar uma situação política ou econômica que é incompatível com o respeito a dignidade humana, sendo uma forma engajada de usar a arte que começou a ganhar espaço ainda no Século XIX, com o advento do realismo social, e ganhou bastante força no Século XX.
Já o Conto Psicológico se volta "para dentro" da psique humana, tendo como tema principal não a exploração de temas sociais e "objetivos", mas sim a experiência humana subjetiva, com foco em questões morais e nas dificuldades existenciais que as pessoas enfrentam.