9. Qual contradição podemos apontar em relação às ideias liberais/iluministas dos Libertadores da América e o resultado final das lutas pela independência?
Soluções para a tarefa
O iluminismo era contra o sistema colonialista, pregava um sistema mais racionalista e menos dependente das ideias da Igreja e pregava uma liberdade política (John Locke, pai do liberalismo político) e liberdade econômica (Adam Smith, pai do liberalismo econômico).
Mesmo assim, os países europeus com a chegada do iluminismo continuaram a ter colônias, e as colônias começaram a se revoltar com essas ideias que eram tão prestigiadas na Europa, mas ignoravam na América. Havia uma contradição. Eles eram a favor da liberdade e contra o colonialismo, mas as colônias continuavam existindo e ser independência das metrópoles.
Desse modo, os Estados Unidos (na época as 13 colônias e os territórios anexados) lutaram por sua independência com forte influência da Revolução Puritana na Inglaterra.
O atual Haiti, na época chamado de ilha de São Domingos, colônia da França, lutou contra o domínio francês e conseguiu sua independência. Foi a única independência liderada por negros escravizados. A França não reconheceu a independência do Haiti, motivo pelo qual sucateou o Haiti economicamente, e até hoje o Haiti sofre com seu processo de independência.
Na América Espanhola, diversos crioulos (tinham poder econômico e não tinha poder político) se revoltaram. Os crioulos tinham acesso à universidade, o que significa que tinham acesso às ideias iluministas. Eles montaram revoltas nos territórios espanhóis na América, como é o caso do Chefe Inca Atahualpa, e a revolta de Tupac Amaru (José Gabriel). Além do mais, os americanos espanhóis tinham medo dos Estados Unidos interferir, então tentaram unificar a América na Grã-Colombia (com Simón Bolívar), e outros nomes como San Martín.