9. Quais são os três grupos em que está dividida a classe dos Anfibios? Caracterize cada
uma delas e cite exemplos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esses animais de vida dupla podem ser classificados em três ordens que levam em consideração sua anatomia: Anura (sapos, rãs e pererecas), Urodela ou Caudata (salamandras e tritões) e Gymnophiona ou Ápoda (cecílias ou cobras-cegas).
Anura, os Urodela e os Gymnophiona.
Anura
Os anuros são o grupo de anfíbios mais bem-sucedidos e apresentam mais de 4 mil espécies. Alguns autores acreditam que esse sucesso está no fato de os anuros apresentarem variados modos de locomoção, como saltos, natação e escalada. Eles são encontrados em todos os continentes, com exceção da Antártida
Urodela
Os urodelos são animais com cauda
Quando comparados aos anuros, os urodelos apresentam poucos representantes, com aproximadamente 515 espécies. Como exemplo desses animais, podemos citar as salamandras e os tritões. Esses animais, diferentemente dos anuros, apresentam quatro patas de tamanho praticamente iguais. Sua locomoção, portanto, é uma combinação dos movimentos das patas com ondulações laterais de seu corpo. Outro ponto importante que merece destaque é a presença neles de caudas longas.
Gymnophiona
Os Gymnophiona não possuem patas
Os Gymnophiona, ou ápodes, são animais que, como o nome indica, não possuem patas. Assim, sua locomoção é semelhante ao movimento das cobras. Esse grupo é o menos conhecido de anfíbios, e seus representantes, as cecílias ou cobras-cegas, possuem cerca de 180 espécies. A expressão “cobra-cega” é derivada do fato de que os olhos das cecílias, quando presentes, são recobertos por pele ou osso. Em algumas espécies, no entanto, observa-se a presença de uma retina com a capacidade de perceber luz. Uma outra característica importante é que, em alguns Gymnophiona, observam-se escamas dérmicas, as quais estão ausentes em outros grupos de anfíbios.