9. (PUC-MG/97) Relacione este trecho ao seu respectivo estilo, de acordo com as informações contidas nas alternativas a seguir:
“Sou pastor, não te nego; os meus montados
São esses, que aí vês; vivo contente
Ao trazer entre a relva florescente
A doce companhia dos meus gados.”
a) BARROCO:
O homem barroco é angustiado, vive entre religiosidade e paganismo, espírito e matéria, perdão e pecado. As obras refletem tal dualismo, permeado pela instabilidade das coisas.
b) ARCADISMO:
Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril.
c) ROMANTISMO:
A arte romântica valoriza o folclórico, o nacional, que se manifesta pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno ao passado histórico e pela criação do herói nacional.
d) PARNASIANISMO:
A poesia é descritiva, com exatidão e economia de imagens e metáforas.
e) MODERNISMO:
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) ARCADISMO:
Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril.
Explicação:
O trecho é um exemplo do estilo do arcadismo: Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril. Letra B.
O arcadismo compreendeu um movimento que se caracterizava pela simplicidade e por apresentar um certo teor bucólico em suas obras. O sofreu influência do iluminismo originário na Europa, principalmente no que diz respeito a valorização do homem e da natureza.
Essas características ficam claras no trecho do enunciado, em que ocorre a exaltação da vida de pastor no seguinte: “Sou pastor, não te nego”, do campo (“os meus montados”), da relva (“entre a relva florescente”), do gado (“doce companhia dos meus gados”)... Destacando também o ideal de simplicidade, de uma vida pastoril e bucólica.
Saiba mais sobre o arcadismo em: brainly.com.br/tarefa/7891998
Bons estudos!