9) Pesquise os modelos atómicos faça um resumo nome do modelo e (explique cada um) :
Modelo atómico de Dalton
Modelo atómico de Thomson
Modelo atómico de Rutherford
Modelo Atomico de Rutherford-Bohr.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Modelo atômico de Dalton
Retomados da hipótese de Leucipo de Mileto e Demócrito de Dera. Segundo o químico John Dalton, nas diversas combinações dos átomos, ainda tidos como partículas fundamentais e indivisíveis, estaria a origem da diversidade das substâncias...
Modelo Atômico de Thomson
O modelo atômico de Thomson é conhecido como “pudim de passas” e enuncia que o átomo é uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça e que nele se encontram cargas negativas estáticas distribuídas uniformemente, de modo que sua carga elétrica total é nula.
Modelo Atômico de Rutherford
Rutherford, com a intenção de aprofundar seus estudos, foi para a Inglaterra submeter-se à orientação de Thomson nas investigações sobre as propriedades dos raios X e das emissões radioativas. Em seus estudos, ele conseguiu, por meio de experimentos, bombardear uma fina lâmina de ouro com partículas alfa (núcleo do átomo de hélio). Ele percebeu que a maioria das partículas alfa emitidas atravessava a lâmina sem sofrer qualquer desvio. Todavia, uma pequena parte das partículas sofria um desvio. Com isso, ele pôde concluir que o átomo possuía um pequeno núcleo e uma grande região vazia.
Em seu experimento, Rutherford enunciou que os elétrons eram dotados de cargas negativas, mas no núcleo se encontravam as cargas positivas. Dessa forma, baseando-se no sistema planetário, Rutherford propôs para o átomo de hidrogênio um modelo semelhante.
Modelo Atômico de Bohr
Aprofundando-se no modelo proposto por Rutherford, Niels Bohr, em 1923, conseguiu completá-lo introduzindo a ideia de que os elétrons só se movem ao redor do núcleo quando estão alocados em certos níveis de energia. Dessa forma, um elétron só poderia mudar de nível se ganhasse ou perdesse energia.
Bohr foi questionado sobre o fato de que, se o elétron emitisse energia sem parar, ele se chocaria com o núcleo, podendo gerar um colapso. Esse questionamento passou por várias formulações até ser reformulado pelo cientista Louis de Broglie, que diz que os elétrons giram ao redor do núcleo, mas não em órbitas definidas como tinha afirmado Bohr.
Espero ter ajudado:/
M4RCA c0mo m3lhor r3spost4 plsss
Acredita-se que a primeira ideia de átomo tenha surgido na Grécia Antiga com os filósofos Demócrito, Leucipo e Epicuro. Para esses filósofos, toda a matéria era formada por partículas indivisíveis chamadas de átomos.
Em 1808, Dalton retoma a ideia dos filósofos gregos ao propor o primeiro modelo científico atômico: partículas esféricas, maciças e indivisíveis, capazes de se combinar para formar as substâncias químicas. Porém, seu modelo, conhecido como bola de bilhar, não explica a natureza elétrica da matéria.
Em 1890, J. J. Thomson, estudando os raios catódicos, propõe a existência de partículas negativas que compõem os átomos, chamadas de elétrons.
Em 1903, Thomson propõe o modelo atômico conhecido como pudim de passas, em que os átomos são formados por uma nuvem difusa de cargas positivas e possuem elétrons incorporados aleatoriamente.
Em 1910, Rutherford e seus estudantes fazem um experimento com o tubo de Crookes e descobrem que o átomo não podia ser como Thomson imaginava, mas, sim, composto por um núcleo bem pequeno e denso, rodeado por uma eletrosfera. Em 1911, Rutherford propõe um novo modelo atômico.
Rutherford e seus estudantes também comprovam a existência dos prótons, partículas positivas que compõem o núcleo atômico.
O átomo de Rutherford continha informações que não condiziam com descobertas da época. Então, em 1913, Bohr propõe uma modificação para o modelo atômico, no qual há um núcleo e, ao seu redor, os elétrons, que estão localizados em camadas quantizadas de energia.
Em 1932, Chadwick comprova a existência dos nêutrons no núcleo dos átomos.
O núcleo é formado por prótons, partículas subatômicas de massa positiva, e nêutrons, partículas subatômicas que possuem carga neutra. Ambos possuem massa praticamente igual.
A eletrosfera é a região do átomo em que as partículas de carga negativa transitam, os elétrons. A massa dessa partícula subatômica pode ser considerada desprezível em relação à massa do próton e do nêutron.