Português, perguntado por jacksonoficial43583, 2 meses atrás

9. Na crônica, a dúvida sobre se a planta vai nascer ou não se intensifica com passar dos dias. Para criar essa tensão, o autor se vale de um recurso da língu a) No sexto parágrafo, o autor usa as expressões terceira noite de tribulação esquema fraudulento. Elas poderiam ser substituídas, por exemplo, por te ceira noite de angústia e esquema mentiroso. Comparando as possibilidade as escolhas do escritor aumentam ou diminuem a tensão? b) No último parágrafo, que expressões Antonio Prata usa para indicar seus se timentos? Elas intensificam ou suavizam o sentimento do cronista? c) Observe sua resposta aos itens anteriores e responda: Qual é o recurso e colhido pelo cronista para atingir o efeito de tensão no seu texto?

WHEIRGDIHWHWIS

Soluções para a tarefa

Respondido por carvalhoeucineia
1

Resposta:

Explicação:


gabryellaalbuq30: Nossa ajudou muito
jacksonoficial43583: aff
Respondido por celog
10

A crônica Mexeriqueira em flor, de Antonio Prata, trata do episódio em que o narrador e a filha de dois anos plantam um caroço.

  • a) As expressões "terceira noite de tribulação" e "esquema fraudulento" aumentam a tensão, pois acentuam o sentido de culpa que o eu-lírico sente por enganar a filha.
  • b) Usa as expressões "nem tenho coragem" e "engulo a seco" para intensificar a descrição do que o eu-lírico sente.
  • c) O recurso é a hipérbole, que causa efeito de tensão através do exagero.

Resumo de Mexeriqueira em flor

Olívia, a filha do narrador, encontra um caroço de mexeriqueira. Ela tem dois anos e meio de idade, e fica curiosa, pois não sabe o que é aquilo.

Seu pai diz que é um caroço de mexeriqueira que, se for plantado, se torna uma árvore e dá frutos. A menina decide instantaneamente que quer plantar o caroço para ver a árvore.

A partir dessa premissa, a crônica descreve a tensão do narrador, que não quer enganar a filha mas tem medo de que o caroço não brote e ambos fiquem tristes.

Mais sobre Antonio Prata em: https://brainly.com.br/tarefa/17112082

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes