Geografia, perguntado por dhinamaia6927, 1 ano atrás

9. Leia o texto abaixo e responda às questões. Quanto ao tabu da fome, havia razões ainda mais fortes do que os preconceitos de ordem moral. Razões cujas raízes mergulhavam no escuso mundo dos interesses econômicos, dos interesses de minorias dominantes e privilegiadas, que sempre trabalharam para escamotear o exame do fenômeno da fome do panorama intelectual moderno. E que ao imperialismo econômico e ao comércio internacional, controlados por aquelas minorias obcecadas pela ambição do lucro, muito interessava que a produção, a distribuição e o consumo dos produtos alimentares continuassem a processar-se indefinidamente como puros fenômenos econômicos, dirigidos no sentido de seus exclusivos interesses financeiros e não como fenômenos do mais alto interesse social, para o bem-estar da coletividade. A civilização europeia contemporânea, que alcançou seu apogeu com a expansão do horizonte geográfico do mundo, depois do século XVI, e pela economia colonial que se lhe seguiu, não convinha de modo algum divulgar, no seu meio de aparente esplendor, a feia tragédia da fome, produto, em grande parte, desse colonialismo desumanizado. Produto, antes de tudo, da desumana exploração das riquezas coloniais por processos de economia devastadores, monocultura e latifúndio, que permitiam a obtenção, por preços vis, das matérias-primas indispensáveis ao seu industrialismo próspero. CASTRO, Josué de. Geopolüica da fome. São Paulo: Brasiliense, 1957. p. 49-50. a) De acordo com as idéias apresentadas no texto, como o problema da fome pode ser atribuído ao colonialismo? b) É válida a crítica que o autor faz à identificação do comércio internacional como pura manifestação de interesses econômicos? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
5
Olá!!

Vamos as respostas:

A) Pois como podemos lembrar o colonialismo foi caracterizado por muita escravidão, onde pessoas tinham que trabalhar até a morte para sustentar a nobreza. E enquanto os nobres se fartavam com boa comida, os escravos e até mesmos os camponeses mais simples, sofriam por causa da falta de comida.

B) De certa forma sim. Pois o capitalismo é basicamente o interesse de grandes corporações que querem obter lucro. Até nos dias de hoje nós vemos pessoas passando fome por causa da diferença das classes sociais onde temos muito concentrado nas mãos de poucos.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes