Geografia, perguntado por pedrohandrade8134, 11 meses atrás

9. Leia o texto a seguir e faça o que se pede. As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda a sociedade: o emprego de natureza agrícola definha em praticamente todo o país, mas a população residente no campo voltou a crescer; ou pelo menos parou de cair. Esses sinais trocados sugerem que a dinâmica agrícola, embora fundamental, já não determina sozinha os rumos da demografia no campo. Esse novo cenário é explicado em parte pelo incremento do emprego não agrícola no campo. Ao mesmo tempo, aumentou a massa de desempregados, inativos e aposentados que mantêm residência rural. Se é verdade que ainda persiste algum êxodo, especialmente na Região Sul, ele já não tem força para condicionar esse novo padrão emergente de recuperação das áreas rurais da maioria das regiões do país. SILVA, J. G. da. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos Avançados, v. 15, n. 43, p. 40, set./dez. 2001 (Dossiê Desenvolvimento Rural). 0 texto apresenta uma situação aparentemente paradoxal: a queda do emprego agrícola, ao mesmo tempo que se tem um aumento da população rural. Explique os principais motivos que levam à queda desse tipo de emprego.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
11
Olá, tudo bem?

Segue abaixo a resposta da pergunta:

Questão 9

O texto traz uma modificação no paradigma existente há décadas no campo, que é o êxodo rural. Recentemente, a população rural parou de migrar para as cidades, embora exista o decréscimo do emprego agrícola.

Esse tipo de emprego já foi a base da economia nacional, até meados da década de 1950, quando efetivamente teve início o processo de industrialização do país. Passaram a ser usadas novas técnicas de colheita e plantio, principalmente com a mecanização, diminuindo a necessidade de mão de obra humana.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes