Biologia, perguntado por dudaveiga20, 10 meses atrás

9. Explique uma das relações ecológicas entre um protozoário e algum outro ser
vivo (predatismo, simbiose e parasitismo). Fale qual protozoário está nessa
associação, qual o outro ser vivo, o tipo de relação deles (benéfica ou maléfica
para um deles) e quais as consequências para ambos os organismos. *​

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiaa61
2

Resposta:

Parasitismo: relação ecológica em que um ser vivo (neste caso o protozoário) se beneficia em função de outro ser, que é prejudicado. Um exemplo disso é o protozoário do gênero Plasmodium, causador da Malária, que entra nos seres humanos e consegue se reproduzir, causando febre, calafrios e sudorese.

Respondido por adrianaabud
1

Resposta: Simbiose entre cupim e protozoário (benéfica para os dois)

Explicação: A simbiose é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, ou seja, é uma relação interespecífica. Também chamada de mutualismo obrigatório, é uma associação em que ambas as espécies dependem da presença do parceiro, em decorrência da função que cada um exerce no metabolismo do outro. Os resultados desta associação são benéficos para ambas as espécies.

Exemplo: os protozoários conseguem sobreviver apenas no intestino dos cupins. Estes, por sua vez, não são capazes de digerir a celulose presente na madeira da qual se alimentam, porém, coseguem digerí-la  em seu intestino por estes protozoários que lá vivem. Os dois se beneficiam, pois o protozoário consegue abrigo e alimento e o cupim consegue se nutrir também.


adrianaabud: Esqueci de dizer o nome do protozoário... Triconinfa
Perguntas interessantes