Artes, perguntado por yuriotavio07, 10 meses atrás


9) Explique como ocorre a prática do mapeamento de vídeo e cite alguns suportes que são utilizados para a projeção.

Soluções para a tarefa

Respondido por jose94791806
1

Resposta:

A peça mais importante para fazer video mapping é o projetor de vídeo cuja potência depende da área a cobrir. Por exemplo, quando se trata de uma projeção em pequenos objetos ou em uma sala chegam 5 600 lúmens, já aplicada a grandes superfícies e/ ou a longa distância são necessários à volta de 20 000 lúmens. O tipo de lente a usar também é um aspeto muito importante, é aconselhável que seja o menos ampla possível. Relativamente à resolução, o mínimo necessário é de 1024 x 768 px.[3]

Após a escolha ou criação do objeto para suporte é produzida a sua réplica virtual. Seguidamente é formado um modelo da superfície de projeção e posicionado num ambiente virtual. A colocação do projetor em relação ao objeto é definida por coordenadas e, por fim, o ambiente virtual é complementado com a orientação xyz, a especificação da lente e posicionamento do projetor.[4] Poderão ser necessários alguns ajustes manuais para se obter melhores resultados.

Habitualmente, os principais passos a seguir na gestão de um projecto de mapeamento de vídeo são:

Configuração—tem de ser feita à noite ou num ambiente escuro. O projetor deve ser colocado em frente ao suporte de projeção e deve estar perfeitamente horizontal; depois de estar bem posicionado, convém que toda a interação com o projector seja feita através de controle remoto.

Fotografia do suporte de projeção—o ângulo da câmara deve ser exactamente o mesmo da lente do projetor de forma a que a imagem resultante seja a mais próxima possível daquela que o projector "vê".

Calibração da fotografia—uma vez conseguida a fotografia certa, esta deve ser editada num software de edição de imagem, onde se aplica o valor da resolução do projector ao tamanho da fotografia. Para calibrar a fotografia, esta tem de ser projetada de volta no suporte de projeção de modo a se confirmar que cada elemento da mesma corresponde ao espaço real.

Criação de máscaras—através de softwares como Adobe After Effects, Illustrator, Photoshop, Gimp, etc. são criadas máscaras dos diferentes elementos da fotografia, em diferentes camadas.

Animação—depois de definidas as máscaras, criam-se os elementos a projetar, que podem ser feitos com os programas habitualmente usados para vídeo e/ ou animação, como por exemplo Adobe After Effects, Modul8, Final Cut Pro, Adobe Premiere, Adobe Flash, Resolume, etc..[5]

Há também softwares específicos para tornar a tarefa de VideoMapping mais eficaz e produtiva. Assim, temos: vvvv, Millumin, VPT, entre outros.

Perguntas interessantes