9. Em uma cidade do Nordeste, que é conhecida como a cidade de Chagas, vive a família Cruzi. A cidade recebeu esse nome devido ao grande número de indivíduos infectados pela doença. Os habitantes dependem do campo para sobreviver, pois necessitam de suas produções para se alimentarem e retirarem seu sustento. Por não terem condições de construírem suas casas com materiais adequados, utilizam madeira e barro e essas moradias são chamadas de pau-a-pique ou Taipa. A família Cruzi, percebeu que logo após a construção de sua casa, surgiram percevejos chamados de BARBEIROS. Com o passar do tempo, os integrantes da família foram diagnosticados com a doença de Chagas. Entretanto, a 60 km de distância, há uma cidade onde também foram encontrados os percevejos, porém os habitantes possuem casas em melhores condições e dignas de se morarem e moravam em casas feitas de cimento e tijolos (alvenaria). Mesmo com a presença desse inseto, os índices da doença são extremamente baixos.
Sabendo que o principal fator causador da doença é o percevejo barbeiro.
Elaborem uma explicação do porquê há tanta diferença no índice de ocorrência entre as cidades, já que ambas apresentam a presença desse animal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: As casas do tipo Pau-a-pique contribuem pra proliferação do inseto barbeiro pois ele consegue se alojar e se reproduzir nos buraquinhos da parede, e entrar na casa através desses espaços também. Já na outra cidade, as casas de tijolos impedem que esse inseto aproveite as paredes para reproduzir e atacar a população.
luiguiii7:
muito obrigado pela resposta<3
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás