9- Considerando a existência de uma tradição que divide a História em "idades" ou períodos, a questão do tempo torna-se relevante para o ofício do historiador. Sobre o tempo, analise as afirmativas abaixo.
2 pontos
A humanidade convive com fenômenos temporais como o dia e a noite, as estações, o nascimento e a morte, acontecimentos que nos permitem sentir, definir e comprovar a existência do tempo e desmentir a sua relatividade.
II. Diante da dificuldade de definir e comprovar a existência do tempo, diferentes civilizações estabeleceram divisões do mesmo, tomando por base os movimentos da Terra, do Sol e da Lua. Trata-se do tempo físico ou cronológico, que é arbitrário, pois obedece convenções nem sempre aceitas por todas as civilizações.
III. O objeto de estudo da História é o tempo histórico, ou seja, os períodos da existência humana nos quais ocorreram eventos mais ou menos ligados aos mesmos problemas, fatores, sistemas e ideias, períodos em que há uma certa articulação de eventos.
IV. O tempo histórico não é linear como o tempo cronológico, mas formado por diferentes durações, pois está vinculado às ações dos grupos humanos e ao conjunto de fenômenos sociais, políticos, econômicos e mentais, que resultam dessas ações.
V. Medir o tempo histórico e dividi-lo em partes ou periodizá-lo envolve atitudes racionais e métodos que eliminam qualquer arbitrariedade ou discordância entre as diferentes civilizações, referentes às formas de contagem do tempo.
A ) Somente as afirmativas I e III são corretas.
B ) Somente as afirmativas II e V são corretas.
C ) Somente a afirmativa III é correta.
D) As afirmativas I, II, III, IV e V são corretas.
E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Outro:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Olá, como vai? Estou aqui para ajudar! :)
Resposta: E - Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Respondido por
5
Explicação:
E
confia na mãe
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás