9. Cinco caixas contêm 2, 3, 4, 7 e 15 bolas, respectivamente. Pedrinho quer distribuir as bolas nas
caixas de modo que qualquer caixa tenha o dobro ou a metade do número de bolas de uma das caixas
restantes. Pelo menos quantas bolas ele deve mudar de caixa?
Soluções para a tarefa
Pedrinho deve mudar apenas uma bola de caixa.
Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador. Desse modo, temos uma relação de equivalência entre dois valores.
Nesse caso, veja que com apenas um movimento podemos resolver o problema. Ao tirar uma bola da caixa com 15 e passar para a caixa com 3, ficamos com as seguintes quantidades: 2, 4, 4, 7 e 14.
Dessa maneira, temos uma caixa com 2 (metade de 4), duas caixas de 4 (dobro de 2), uma caixa de 7 (metade de 14) e uma caixa de 14 (dobro de 7).
Pedrinho deverá mudar pelo menos uma bola de caixa.
Vamos aos dados/resoluções:
A proporção acaba projetando a igualdade existente em duas razões (sendo as equivalências entre razões) e com isso vemos que duas grandezas variáveis agem quando são diretamente proporcionais, entre os valores da primeira grandeza acaba sendo igual a razão dos que são iguais a da segunda grandeza.
PS: Uma variável é entendida como dependente quando existe um correspondência que acaba ligando aquela variável a uma outra que é considerada independente.
E analisando, vemos que um movimento já consegue determinar o resultado do nosso enunciado, porque tirando uma bola (que contém 15) e deixar a caixa com 3, as próximas quantidades serão: 2, 4, 4, 7 e 14.
E no final, teremos: uma caixa com 2, duas caixas com 4, uma com 7 e uma caixa de 14 (metade de 4, dobro de 2 , metade de 14 e dobro de 7, respectivamente).
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/608228
Espero ter ajudado nos estudos e beba água :)