História, perguntado por LhamaPrescisaDeAjuda, 6 meses atrás

9) Assinale a alternativa correta: Evento reunindo líderes dos Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética, onde se discutiu os rumos do mundo pós-Segunda Guerra:

a) Conferência de Potsdam

b) Conferência de Berlim

c) Conferência de Yalta​

Soluções para a tarefa

Respondido por arrhurjesus154
1

Resposta:

Letra C, Conferência de Yalta

Explicação:

o encontro dos Três Grandes em algum ponto do Mediterrâneo, Stálin — que tinha medo de voar — ofereceu Yalta. As conversas ocorreram entre 4 e 11 de fevereiro na residência da delegação americana, o Palácio Livadia, que fora antes a residência de veraneio do último czar russo, Nicolau 2º.

Os três líderes já haviam se reunido antes, em Teerã, em 1943. Roosevelt estava mais disposto que Churchill a confiar em Stálin — o britânico via o líder soviético como uma perigosa e crescente ameaça.

Palácio Livadia, em Yalta. foi o palco das discussões

Após uma semana de conversas, os Três Grandes anunciaram suas decisões ao mundo. Após sua rendição incondicional, a Alemanha seria repartida. Os líderes concordaram em princípio em dividir o país em quatro zonas de ocupação, uma para cada país presente em Yalta e uma para a França, e a mesma divisão ocorreria em Berlim.

A declaração também dizia que a Alemanha pagaria compensações "na maior extensão possível", e uma comissão seria criada em Moscou para determinar o tamanho da dívida.

Os líderes também concordaram em realizar eleições democráticas na Europa libertada — incluindo na Polônia, que teria um novo governo "com a inclusão de líderes democráticos da Polônia e de poloneses no exterior". A URSS já havia posicionado um governo comunista provisório em Varsóvia, que eles concordaram que seria expandido.

Mas democracia significava algo muito diferente para Stálin. Embora ele publicamente concordasse com eleições livres na Europa, suas tropas já estavam alocando partidos comunistas locais em órgãos-chave de países centro e leste-europeus.

Além disso, os líderes decidiram, a pedido de Stálin, que as fronteiras da Polônia fossem movidas a oeste, dando terras à URSS. Os países bálticos também passariam a ser da União Soviética.

Cartaz diz 'você está deixando o setor britânico de Berlim'; Alemanha e sua capital foram repartidas entre os Aliados

A historiadora Anne Applebaum escreveu, em texto sobre a chamada Cortina de Ferro (expressão usada para designar a separação leste-oeste imposta na Europa do pós-guerra), que os líderes haviam "decidido o destino de grandes porções da Europa com uma surpreendente indiferença".

Roosevelt, "sem grande entusiasmo", pediu que a cidade de Lwow continuasse sendo parte da Polônia, mas não pressionou muito, e logo essa ideia foi abandonada.

O presidente americano estava mais concentrado em seu plano para a ONU, e conseguiu o que desejava. As três nações concordaram em mandar delegados a San Francisco em 25 de abril de 1945, para ajudar a estabelecer a nova organização internacional. E mais: Stálin prometeu lançar uma invasão do Japão três meses depois da derrota da Alemanha.

Churchill continuava profundamente preocupado com a situação do Leste Europeu após a conferência de Yalta, a despeito dos acordos. Ele pediu que suas tropas e as americanas se movessem em direção ao leste o máximo que conseguissem antes do fim da guerra.

Anexos:

LhamaPrescisaDeAjuda: nossa q resposta enorme kk obgd manin
Perguntas interessantes