9 – (ACAFE SC/2013) – “Outro elemento que contribuiu fortemente para a instabilidade social na região contestada, bem como no conjunto do planalto catarinense, foi a introdução da ferrovia. A construção da linha entre União da Vitória e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, concluída em 1910, e o ramal leste, que ligava União da Vitória a Rio Negro, concluído em 1913, promoveram uma série de problemas para a região. A empresa concessionária responsável pela exploração da linha por 90 anos era a Brazil Railway, […] a qual além da garantia de juros em caso de prejuízo, recebia como doação por parte do governo federal um trecho de até 15 quilômetros de terras de cada margem da linha”.
Com base no texto acima e nos conhecimentos acerca da história do
Contestado, analise as afirmações a seguir.
I – Através do texto, pode-se concluir que a exploração do trecho de 15 quilômetros de terras de cada margem da ferrovia não ocasionou nenhuma instabilidade na região.
II – A exploração das terras do Contestado pela Brazil Railway contribuiu para a integração e crescimento econômico da região, gerando emprego e renda para todos os caboclos e sertanejos do Contestado.
III – A historiografia brasileira encontra no messianismo um dos principais pontos em comum entre o movimento de Canudos, no sertão da Bahia, e o movimento do contestado. A liderança de algumas figuras místicas do Contestado acentuou esta característica no movimento catarinense.
IV – A exploração da madeira na região foi uma das principais atividades econômicas desenvolvidas pela Southern Brazil Lumber and Colonization, empresa subsidiária da Brazil Railway Co.
V – Os sertanejos do contestado não chegaram a entrar em conflito armado com as forças legais, tendo em vista os acordos sobre a concessão de terras aos posseiros, legitimados pelo governo federal.
Todas as afirmações corretas estão nos itens:
a) II – III – IV
b) IV – V
c) III – IV
d) I – II – V
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
questão de vestibular
Perguntas interessantes