9. A queda de Constantinopla ocorreu em 29 de
maio de 1453 e finalizou o Império Bizantino. A
cidade, considerada o centro do mundo, um
importante interposto comercial, foi tomada pelos:
a) Turcos Otomanos
b)Cavaleiros cruzados
c) Exército inglês
d) Portugueses
Soluções para a tarefa
Resposta:
turcos otomanos
Explicação:
Império Otomano. Após algumas semanas de cerco com seus mais de 100 mil soldados e bombardeios diários pelos canhões turcos, Mehmed II derrotou efetivamente a cidade ao mandar transportar seus diversos navios de guerra – bloqueados anteriormente por barcos inimigos – por uma estreita faixa de terra. Ao ser atacada por terra e mar, Constantinopla não foi capaz de resistir por muito mais tempo, caindo por fim após um cerco de aproximadamente 50 dias. O último imperador, também chamado Constantino, morreu durante os seus derradeiros esforços para defender a cidade.

Entrada do sultão Mehmed II em Constantinopla, em 1453. Pintura de Jean-Joseph-Benjamin Constant.
Pouco depois da entrada de Mehmed II na cidade conquistada, a grande basílica de Hagia Sofia (Santa Sabedoria), anteriormente uma referência para a população cristã, foi transformada em uma mesquita. Embora a antiga religião não fosse proibida, agora era o islamismo a fé oficial da cidade – que, aliás, também seria rebatizada, passando a se chamar Istambul. Ela se tornaria a capital do ascendente Império Otomano, que duraria até a Primeira Guerra Mundial, quando daria lugar para a moderna República da Turquia.
A queda de Constantinopla foi um evento profundamente marcante para o século XV, sendo tradicionalmente utilizado por historiadores para marcar o ponto de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Com dificuldade para encontrar passagem rumo à Ásia, os reinos europeus passariam a procurar outras rotas comerciais, num processo que eventualmente levaria às Grandes Navegações e à descoberta das Américas.