9)A partir de suas observações da sociedade local, exemplifique uma manifestação social que pode ser classificada como:
a)Cultura
b) Subcultura
c) Contracultura
Soluções para a tarefa
Movimento Estudantil
O ativismo estudantil é o caminho utilizado por alunos em prol de mudanças políticas, ambientais, econômicas ou sociais. Embora muitas vezes focados nas escolas e universidades, grupos de estudantes sempre influenciaram grandes eventos políticos.
Sua maior característica é ser um movimento de transformação, por reivindicar novas regras e feitos.
O ativismo estudantil é constantemente associado à política de esquerda, já que os movimentos estudantis de direita não são comuns. Grandes grupos de estudantes lutaram contra o apartheid na África do Sul, por exemplo.
O ativismo estudantil em nível universitário é quase tão antigo quanto a própria universidade. Estudantes em Paris e Bolonha, por exemplo, organizaram ações coletivas no início do século XIII, principalmente sobre questões da própria cidade.
Nos Estados Unidos, a inquietação estudantil adquiriu conotações políticas durante a Revolução Americana (1765 - 1783). No final do século XIX, muitos estudantes americanos abraçaram as novas teorias do socialismo e do comunismo e passaram a colocar estes postulados em seus movimentos.
Já no Brasil, o movimento estudantil ganhou maior força na década de 1970, com os grêmios de estudantes contra o regime militar.
Os estudantes brasileiros fizeram parte de grandes manifestações contra o sistema e decisões políticas. Uma das mais famosas foi a manifestação conhecida como Caras-pintadas, em 1992. Um grande movimento estudantil que pedia o impeachment do então presidente Fernando Collor.
Os estudantes e movimentos estudantis brasileiros têm o apoio de grandes organizações não governamentais como o DCEs (Diretórios Centrais Estudantis), as UEEs (Uniões Estaduais dos Estudantes) e a UNE (União Nacional dos Estudantes).
O movimento estudantil é um ativismo da área da educação no qual as pessoas são os próprios estudantes, com o objetivo de causar mudanças políticas, ambientais, econômicas ou sociais.
Espero ter ajudado