9) A América Latina é uma grande produtora de
alimentos que exporta para todo o mundo,
porém tem um grande problema com a fome.
Destaque os motivos que contribui para a
fome
América Latina. (1,5)
URGENTE
Soluções para a tarefa
Resposta:
Má distribuição de renda
foco na exportação
inflações que aumentam o nível de preço dos produtos
Desperdício de comida e o não reaproveitamento
Resposta:
No mundo de hoje há menos pessoas famintas do que há 20 anos, mas não menos que em 2015: desde esse ano, a porcentagem de subalimentados permanece nos mesmos níveis. A América Latina não é exceção. Pelo contrário: ao norte do Canal do Panamá, as taxas quase não mudaram. Ao sul, aumentaram levemente.
Os 5,5% de pessoas subalimentadas na América do Sul representam 68% do total de pessoas com fome na América Latina, de acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apresentado nesta semana (nele, Brasil e Uruguai aparecem com mas menores taxas, leia mais abaixo). Nesse mesmo documento surge a questão fundamental: por que deixamos de vencer a batalha contra a fome?
Explicação:
De certo modo, a insegurança alimentar é o lugar onde a fome começa. Em sua versão moderada, as pessoas enfrentam incertezas e a necessidade de escolher o que comer. Se for a severa, a comida começa a ficar indisponível por épocas.
Assim, não é surpreendente que este novo indicador da FAO apresente uma trajetória igualmente negativa nos últimos cinco anos, com uma certa melhoria em 2018 que teremos de esperar o ano seguinte para confirmar. De todo modo, 2018 terminou com dez milhões de pessoas mais expostas a essas inseguranças do que em 2014.
Quando se trata de identificar os culpados pela fome, o primeiro suspeito geralmente é um conflito. Esse fator é o que permanece, de fato, por trás de boa parte do aumento da desnutrição na África Subsaariana e na Ásia Ocidental. Mas hoje em dia a América Latina está relativamente livre de guerras em grande escala. A violência é um problema de primeira ordem aqui, sim, e continua a interferir na cadeia de produção e distribuição de alimentos em muitas partes do continente. No entanto, não são os países mais violentos os que experimentaram o maior aumento da fome nos últimos 14 anos. Com uma exceção: a Venezuela.
espero ter ajudado, te aconselho a fazer um resumo sobre o assunto pois de verdade causa grandes discussões mas é um ótimo assunto de se falar apenas é longo.