Biologia, perguntado por souzakenia932, 6 meses atrás

9) A acondroplasia é um tipo de nanismo em que a cabeça e o tronco são normais, mas braços e pernas são muito curtos. É condicionado por um gene dominante que, em homozigose, provoca a morte antes do nascimento. Os individuos normais são recessivos e os afetados são heterozigotos. A probabilidade de um casal acondroplásico ter uma criança acrondroplásica do sexo masculino é de:
a) 1/6

b) 1/3

c) 2/5

d) 2/3

e) 2/4

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
22

A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B. A probabilidade de um casal que possui essa doença ter uma criança acondroplásica e do sexo masculino é de 1/3. E para chegarmos nesse resultado, é válido nos lembrarmos de algumas regras que geralmente vamos aplicar em exercícios de genética.

  • E do que temos que nos lembrar ?

De 3 regras, são elas :

  1. A regra do menino/menina
  2. A regra do E
  3. A regra do OU

  • E o que nos diz a regra do menino/menina ?

Essa regra nos diz que sempre que a questão especificar, a probabilidade de nascer um indivíduo do sexo feminino ou do masculino, devemos, obrigatoriamente, adicionar 1/2 nas nossas contas. Isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de chance de você nascer uma menina, e 1/2 (50%) de chance de você nascer uma menina.

  • E o que nos diz a regra do E ?

Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós devemos multiplicar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer uma menina E um menino ?'' é de 1/4 ou 25%, isso porque nós vamos pegar a probabilidade de ser menino e multiplicar pela de ser menina, portanto : 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.

  • E o que nos diz a regra do OU ?

Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós devemos somar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer um menino OU uma menina ?'' é de 100%, isso porque nós vamos pegar a probabilidade de nascer um menino e somar pela de ser menina, logo : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.

Sabendo disso, vamos resolver a questão.

Ela nos diz que a acondroplasia é um tipo de nanismo e que é condicionada por um gene dominante, que quando em homozigose (AA) provoca a morte antes do nascimento, nos diz que indivíduos acondroplásicos são heterozigotos (Aa) e pessoas normais possuem como genótipo o homozigoto recessivo (aa). Dito isso, nos pergunta qual a probabilidade de um casal acondroplásico ter uma criança acondroplásica do sexo masculino.

  • Vamos fazer o cruzamento entre um casal acondroplásico :

              A                a

A            AA             Aa            

a             Aa              aa

  • Por qual motivo o genótipo AA está em negrito ?

Está em negrito por um motivo muito importante, se a questão pede para que a criança nasça acondroplásica, ela em primeiro lugar tem que nascer viva, só que quando o indivíduo possui esse genótipo, ele morre antes de nascer, logo no desenvolvimento embrionário. Sendo assim, nós vamos retirar esse genótipo das nossas contas.

Analisando esse quadro de Punnett, nós percebemos que :

2/3 dos genótipos codificam uma pessoa acondroplásica (Aa).

1/3 dos genótipos codificam uma pessoa normal (aa).

E a questão ainda pede para que a criança seja do sexo masculino, sendo assim, vamos encontrar a probabilidade total :

  • Encontrando a probabilidade de ser menino E acondroplásico :

\dfrac{2}{3}\cdot\dfrac{1}{2} =\dfrac{2:2}{6:2}  =\boxed{\boxed{\boxed{\dfrac{1}{3}}}}

Para mais exercícios semelhantes, acesse :

https://brainly.com.br/tarefa/47039280

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:

souzakenia932: estava em dúvida no final,não me lembrava que podia usar a divisão.
DuuudsLD: 1/3 e 2/6 são frações equivalentes :) então a alternativa B está correta
Perguntas interessantes