8ª QUESTÃO
Liberalismo e neoliberalismo são termos que estão sempre presentes nas discussões contemporâneas que tangem as questões políticas. A sua compreensão é fundamental tanto para as análises mais genéricas do cenário político quanto para a compreensão em esferas mais específicas, como no caso da educação. Com relação aos conceitos de liberalismo e neoliberalismo, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
O neoliberalismo é uma forma de organização social que se desenvolveu desde o início da Idade Média, como fruto do pensamento de Aristóteles sobre o liberalismo, compreendido por este filósofo como um conjunto de ideias políticas e econômicas.
O liberalismo pode ser tratado como sinônimo de neoliberalismo, pois ambos defendem, principalmente, a propriedade privada, as reformas sociais graduais, as liberdades civis, a liberdade de mercado, o liberalismo econômico, a iniciativa individual, a concorrência entre agentes econômicos e a ausência de interferência governamental como princípios de organização econômica.
A palavra neoliberalismo caracteriza políticas que defendem a propriedade privada, o investimento social, as liberdades civis e a liberdade de mercado.
Liberalismo é a doutrina, em voga a partir das últimas décadas do século XX, que favorece uma redução do papel do Estado na esfera econômica.
A palavra liberalismo é mais abrangente do que a palavra neoliberalismo, pois nos permite observar a sociedade numa perspectiva mais complexa. Neoliberalismo seria apenas uma forma de entendermos o atual processo de redução do tamanho do Estado nos assuntos econômicos.
9ª QUESTÃO
Lourenço Filho, em 1965, fez uma análise do progresso da educação escolar no Brasil entre os anos de 1900 e 1960. Além da análise educacional do período proposto, através de dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), relacionou o desenvolvimento da educação com o progresso social e econômico do Brasil. Analise as afirmações abaixo e indique qual delas corresponde à conclusão de Lourenço Filho.
ALTERNATIVAS
Os processos de industrialização e urbanização do Brasil, no período analisado, não geraram novas demandas educativas, pois a educação é uma política pública e independe do desenvolvimento da industrialização e urbanização.
O processo de industrialização do Brasil, no período analisado, geraram novas demandas educativas, o que impulsionou o desenvolvimento da educação escolar. Já o processo de urbanização não demonstrou relação com o desenvolvimento educacional no período.
O processo de industrialização e urbanização nos países desenvolvidos foram determinantes no desenvolvimento educacional no Brasil, pois a influência desses países sobre o Brasil foi mais importante do que o próprio desenvolvimento nacional, que neste período foi muito pequeno.
Os processos de industrialização e urbanização do Brasil, no período analisado, geraram novas demandas educativas, o que impulsionou o desenvolvimento da educação escolar.
Os processos de industrialização e urbanização nos países desenvolvidos, no período analisado, inspirou o Brasil a um processo de desenvolvimento industrial e urbanístico, mas que traria reflexos na estrutura e funcionamento da educação apenas meio século depois.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
na questão 8 a resposta é a letra E-A palavra liberalismo é mais abrangente do que a palavra neoliberalismo, pois nos permite observar a sociedade numa perspectiva mais complexa. Neoliberalismo seria apenas uma forma de entendermos o atual processo de redução do tamanho do Estado nos assuntos econômicos.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás