8°ano (A) e (B)
Confronto entre tropas do governo e cabanos
No entanto, a história da Cabanagem começou bem antes do dia 07 de janeiro de 1835. Ela se origina nas rivalidades surgidas durante as lutas pela Independência. A elite amazônica, formada principal mente por portugueses abastados, tinha interesse em se manter no poder, mesmo depois da Independência. Já os brasileiros acreditavam que a formação do Império era uma oportunidade para eliminar os privilégios dos portugueses e participar do poder politico. De outro lado, uma grande massa de indígenas, mestiços, africanos e afrodes cendentes via que as mudanças políticas não tinham causado a melho ria de sua condição de vida. Essas pessoas eram pobres, moravam em pequenas cabanas próximas aos rios e viviam, principalmente, da caça e da pesca.
O movimento cabano reuniu, além dessa população empobre cida, médios e pequenos proprietários rurais e urbanos e o Clero. Isso não quer dizer que esses grupos permaneceram unidos na luta nem que partilharam os mesmos interesses e formas de interpretar o movimento. Eram tantos grupos sociais que podemos afirmar que existiam vários movimentos dentro da Cabanagem.
Os diferentes interesses das pessoas que participaram da ca banagem refletiram-se no número de governos cabanos e na forma como o grupo se organizou depois do primeiro ano de luta. Porém, como começou o movimento? A rebelião popular começou a ser pla nejada por algumas lideranças após a Adesão do Pará á Independên cia. Batista Campos e Clemente Malcher foram alguns dos homens que idealizaram o movimento que ocorreria em 1835, como veremos no capítulo seguinte.
A)quando começa o movimento cabano?E quem foram os líderes desse movimento?
B)Quem eram as pessoas envolvidas nesse movimento elém da população empobrecida?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1835, Joaquim Marques Lisboa e Antônio Vinagre
Índios
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Lógica,
6 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás