8° É(são) fator(es) da crise estrutural que, a partir do século
III, contribuiu(ram) para o declínio e posterior fragmentação
do Império Romano do Ocidente. Aponte esses fatores
decisivos para o declínio do Império Romano.
URGENTEEEEEEEE
Soluções para a tarefa
Resposta:
O processo de declínio do Império Romano do Ocidente começou em meados do século IV d.C., sobretudo em razão da série de problemas que desde o século III o assolava, como as invasões bárbaras, a crise econômica e a disputa dos militares pelo poder.
As ondas migratórias dos povos bárbaros do norte da Europa e de regiões da Ásia em direção a Roma, provocadas por transformações climáticas e outros fatores similares, forçavam o Império a repelir os invasores e a mover progressivamente mais contingentes do exército para a defesa do centro do Império, que era a cidade de Roma.
Do ponto de vista econômico, o Império entrou em crise sobretudo após o colapso do sistema escravista, que teve de ser substituído pelo sistema de colonato, que consistia na relação entre pessoas com precárias condições de subsistência e grandes proprietários de terras, que contratavam seus serviços e, em troca, ofereciam proteção e terras para o trabalho. Muitos proprietários que possuíam escravos passaram a libertá-los e a estabelecer também o regime de colonato com eles. Esse processo acabou por provocar uma decadência dos centros urbanos e da atividade comercial nas cidades.
Outro fenômeno que ganhou proporção grandiosa em meio à crise do Império foi a ascensão do cristianismo. Os cristãos, que já habitavam os domínios do Império há bastante tempo, passaram a crescer numericamente. Esse fato levou o Imperador Constantino – que, depois, transferiu a sede do Império Romano para Bizâncio – a instituir o cristianismo como religião principal do Império Romano, tendo ele próprio se convertido.
Espero ter ajudado :)
O Império Romano está entre os maiores da chamada Antiguidade Clássica. No entanto, alguns fatores contribuíram para seu declínio.
Em primeiro lugar, o principal fator que contribuiu para a queda do Império Romano foi a fragmentação de seu território na parte ocidental. Ela teve início, principalmente, com a chegada dos povos germânicos nos territórios romanos.
Outro fator decisivo foi a crise do sistema escravista. Grande parte da economia romana era dependente da venda dos escravos conquistados nas batalhas. Contudo, essas batalhas não ocorriam desde o século II d.C.
Além disso, a intensa disputa pelo poder desencadeou uma crise política em Roma. Diversas conspirações só serviram para desestabilizar ainda mais o Império Romano.
Por fim, o crescimento do cristianismo também ajudou nessa crise, pois enfraqueceu a figura do imperador ainda mais.
Leia mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/38334864