Filosofia, perguntado por Mariadosocorro2007, 10 meses atrás

8.(Unesp 2017) A genuína e própria filosofia começa no Ocidente. Só no Ocidente se ergue a liberdade da autoconsciência. No esplendor do Oriente desaparece o indivíduo; só no Ocidente a luz se torna a lâmpada do pensamento que se ilumina a si própria, criando por si o seu mundo. Que um povo se reconheça livre, eis o que constitui o seu ser, o princípio de toda a sua vida moral e civil. Temos a noção do nosso ser essencial no sentido de que a liberdade pessoal é a sua condição fundamental, e de que nós, por conseguinte, não podemos ser escravos. O estar às ordens de outro não constitui o nosso ser essencial, mas sim o não ser escravo. Assim, no Ocidente, estamos no terreno da verdadeira e própria filosofia. (Hegel. Estética, 2000. Adaptado.) De acordo com o texto de Hegel, a filosofiaLeitura Avançada ( )visa ao estabelecimento de consciências servis e representações homogêneas. ( )é compatível com regimes políticos baseados na censura e na opressão. ( ) valoriza as paixões e os sentimentos em detrimento da racionalidade. ( )é inseparável da realização e expansão de potenciais de razão e de liberdade. ( ) fundamenta-se na inexistência de padrões universais de julgamento.

Soluções para a tarefa

Respondido por inoryegoist99
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Resposta: É inseparável da realização e expansão de potências de razão e de liberdade

Explicação:

No texto, Hegel compreende a filosofia como expressão de uma forma elevada de racio-

nalidade – historicamente determinada sobretudo pela ascensão da consciência individual

enquanto fenômeno especificamente ocidental –, que permite ao homem tomar consci-

ência de suas ações e práticas, e, com isso, alcançar maior realização de seu potencial de

liberdade.

Respondido por larissamagrani
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Para Hegel, a Filosofia é uma ciência racional e que se expande para atingir a liberdade (E).

Hegel postula o método dialético para se referir ao estudo da história, sendo: tese, antítese e síntese.

A tese diz respeito a argumentos, ideias e pensamentos. Depois, há a antítese, que é o pensamento oposto ao da tese. Por último, há a síntese, união entre antítese e tese, estabelecendo conceitos que unem as duas categorias.

Os termos hegelianos são considerados difíceis ao entendimento, pois são abordados pensamentos históricos, filosofia idealista do ponto de vista de Hegel e o conceito de "espírito", fenômeno que interfere diretamente no curso do processo histórico por intermédio da liberdade humana.

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