Física, perguntado por suelipacheco, 1 ano atrás

8 – Um homem, em pé dentro de um ônibus que se move em uma estrada reta com velocidade constante, lança uma bola verticalmente para cima. Com relação ao movimento da bola e desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que:
a) ela cairá ao chão, atrás do homem, se a velocidade do ônibus for grande.
b) ela cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do ônibus.
c) ela cairá ao chão, muito a frente do homem, se a velocidade do ônibus for grande.
d) ela cairá ao chão, atrás do homem, se a velocidade do ônibus for pequena.
e) ela cairá ao chão, muito a frente do homem, se a velocidade do ônibus for pequena.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafca
53
olá jovem dinâmica,

para responder a sua pergunta da melhor maneira possível, irei primeiro escrever um pouco sobre isaac newton e suas leis, portanto comecemos

Isaak Newton. Este foi um grande cientista e um grande gênio de seu tempo. Sua importância não se limita apenas ao estudo das leis do movimenta, mas também no ramo da ótica, fez vários avanços na matemática e desenvolveu as primeiras ideias sobre gravitação universal. Suas contribuições foram enormes ,e possuem muito peso e importância até hoje.

Bem, tendo dito um pouco sobre Newton, explicarei sobre suas três leis.
Em seus estudos a respeito dos movimentos, Newton estabeleceu 3 grandes leis fundamentais para o estudo dos movmomentos, e estas são:

.1° lei de Newton(inércia) : está lei estata que , um corpo parado tende a permanecer parado até que uma força haja sobre ele e o faça se movimentar, e permanece em movimento até que uma força haja sobre ele de forma a faze-lo parar.
(EX:se você joga uma pedra, com o impulso provido pelo seu braço (força que tira a pedra de seu estado de repouso) irá lançar a pedra longe, porém devido a ação da gravidade e da resistência dos ventos (força atuante sobre a pedra de modo a faze-la parar) ela irá cair no chão e lá ficar)

.2° lei lei de Newton(princípio fundamental da dinâmica) : nesta lei, Newton esclarece que a força exercida sobre um corpo é igual o produto de sua massa com sua aceleração , em outras palavras:

F=m×a

(EX:para calcular a quantidade de força atuante sobre um corpo de massa 5kg sob aceleração de 10m/s^2, ao usarmos a fórmula descobrimos que a força atuante sobre o corpo era de 50 newtons (unidade de medida de força,).

.3 lei de Newton (princípio da ação e reação):para toda a ação haverá uma reação altura,ou seja,para toda força imposta sobre um corpo,haverá uma reação de força de mesma intensidade, em sentido oposto e simultanea.( melhor intendivel com exemplos)
(se você socar a parede com força uma força de 100 newtons,a parede irá responder com resistência igual (100 newtons) ,logo como a parede é mais "durona" que você, ela irá resistir a força e como ela permaneceu imóvel no final, seu punho irá receber diretamente uma força de 100 newtons, que irá não só como destruir o seu punho , como o impacto irá reverbera pelo seu braço destruindo-o junto(visto que ele foi o receptor de tamanha força) com risco de danificação de seus órgão por causa do impacto,visto que são frágeis)

Com tudo o que eu escrevi anteriormente, retornaremos ao tópico de sua pergunta, posso afirmar de que a correta é à letra B, e vou explicar por tanto tenha paciência.
Quando um carro bate em outro, a tendênciacia e do motorista ( ou co-piloto) serem lançados através do parabrisas, pois ao andar em alta velocidade , o motorista e todos os elementos dentro do carro acompanham a velocidade do carro, logo uma parada abrupta vinda de uma batida irá fazer com que o motorista (ainda na velocidade do carro) vá de encontro ao parabrisas
Está mesma lógica se aplica na questão o elemento e tudo o que está no ônibus,está com mesma velocidade do veiculo, e com a resistência do ar nula, se o elemento jogar a bola para cima enquanto ambos estão na mesma velocidade que o veículo a tendência logo será dela cair novamente na mão do elemento, visto que não há nenhuma força atuando sobre ela

até mais jovem dinâmica,obrigado pela paciência e bons estudos!!!
Respondido por nayanialvesr
3

Com relação ao movimento da bola e desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que a bola cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do ônibus (Letra B).

Analisando a situação descrita na questão, é possível notar que, de acordo com Primeira Lei de Newton, ou Lei da Inércia, ao lançar a bola, ela continuará com a mesma velocidade que o ônibus apresenta na estrada reta. Isso se deve ao fato de que, nessa situação, despreza-se a resistência do ar e nenhuma outra força está atuando sobre a bola, de forma que ela permanece com a mesma velocidade horizontal que o homem e o ônibus.

Entretanto, ao ser lançada para cima, a bola passa a descrever uma trajetória em parábola, pois ela possui velocidade para frente e, após atingir sua altura máxima, a gravidade faz com que ela retorne em direção ao chão. Portanto, ela volta para as mãos do homem no ônibus.

Outra questão sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/33921924

Anexos:
Perguntas interessantes