8) (UFU) Tivemos muitas vezes ocasião de afirmar que as regras da moral são normas elaboradas pela sociedade; o caráter obrigatório que as caracteriza não é mais do que a própria autoridade da sociedade comunicando-se a tudo que dela sai. DURKHEIM, E. O Dualismo da Natureza Humana e as Suas Condições Sociais, p. 289.A respeito das noções de sociedade e moralidade tais como concebidas por Émile Durkheim, assinale a alternativa correta:
a) Assim como os instintos e sensações humanas, a atividade moral resulta dos significados subjetivos que os indivíduos atribuem às relações sociais.
b) As regras morais não proporcionam coesão social nas sociedades complexas.
c) O caráter externo e coercitivo da moralidade decorre precisamente do fato de que ela é essencialmente coletiva e impessoal.
d) A sociedade consiste na soma das ações dos indivíduos tomadas coletivamente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
49
Resposta:
Letra C) A sociedade consiste na soma das ações dos indivíduos tomadas coletivamente.
Explicação:
A alternativa C é a única correta e - ao expressar a impessoalidade, a externalidade, além do caráter coletivo e coercitivo da moralidade - nega a afirmação da alternativa A, pois a atividade moral, deste modo, não pode depender de significados subjetivos dos indivíduos. A alternativa B diz exatamente o oposto daquilo que Durkheim pensa a respeito da moralidade, bem como a alternativa D também interpreta erroneamente o pensamento durkheimiano, pois na sua afirmação não leva em conta a coesão social nem a solidariedade, conceitos chaves ao sociólogo francês.
Perguntas interessantes