8- (Uel 2007) "Em suma, o que é a aura? É uma figura singular, composta de elementos espaciais e
temporais: a aparição única de uma coisa distante, por mais perto que ela esteja. Observar, em
repouso, numa tarde de verão, uma cadeia de montanhas no horizonte, ou um galho, que projeta
sua sombra sobre nós, significa respirar a aura dessas montanhas, desse galho. Graças a essa
definição, é fácil identificar os fatores sociais específicos que condicionam o declínio atual da
aura. Ele deriva de duas circunstâncias, estreitamente ligadas à crescente difusão e intensida-
de dos movimentos de massas. Fazer as coisas "ficarem mais próximas" é uma preocupação tão
apaixonada das massas modernas como sua tendência a superar o caráter único de todos os fatos
através da sua reprodutibilidade".
Fonte: BENJAMIN, W. "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica". In: Magia e Técnica, Arte e Política.
Obras Escolhidas. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 170.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Benjamin, assinale a alternativa correta:
a) Ao passar do campo religioso ao estético, a obra de arte perdeu sua aura.
b) Ao se tornarem autônomas, as obras de arte perderam sua qualidade aurática.
c) O declínio da aura decorre do desejo de diminuir a distância e a transcendência dos objetos
artísticos.
d) O valor de culto de uma obra de arte suscita a reprodutibilidade técnica.
e) O declínio da aura não tem relação com as transformações contemporâneas.
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Resposta correta:
letra C
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2
A partir dos textos de Benjamin, o declínio da aura decorre do desejo de diminuir a distância e a transcendência dos objetos artísticos. - C
a) Não, a perda da aura tem a ver com a proximidade e facilidade com a qual uma obra chega do observador.
b) Não, sendo autônomas a aura está nas obras de arte e elas ainda possuem sua qualidade aurática.
c) CORRETA
d) Não, o valor de uma obra de arte está atrelado à sua exclusividade, à dificuldade se chegar-se à obra.
e) O declínio da aura tem sim relação com as transformações contemporâneas, pois a partir dos costumes contemporâneos é que as obras foram muito reproduzidas e perderam sua aura.
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