Artes, perguntado por pedrohenriquediascdm, 9 meses atrás

8 - Que o movimento o iluminismo influencio no Brasil?​

Soluções para a tarefa

Respondido por amandaasantosoficial
1

Resposta:

a Inconfidência Mineira de 1789, a Conjuração Fluminense de 1794, a Revolta dos Alfaiates de 1798 na Bahia e a Revolução Pernambucana de 1817 se constituíram nos principais movimentos políticos influenciados pelos ideais iluministas e que culminaram na Independência proclamada em 1822

Respondido por lulunaescola
0

Resposta:

O Iluminismo

Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.

Junto com o iluminismo, a Revolução Industrial abriu caminhos para a grande mudança política determinada pela Revolução Francesa. O matemático francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo, foi um dos precursores desse movimento.  

Em sua obra “Discurso do método”, que repercutiu na época, Descartes convida as pessoas a questionarem tudo o quanto for possível para se chegar à verdade. Para ele, somente através da dúvida é possível compreender o mundo.  

No final do século XVII e na primeira metade do século XVIII, a influência dominante sobre a ideologia do iluminismo veio das percepções mecanicistas (doutrina segundo a qual os seres vivos são analisados ou entendidos a partir de uma sucessão de causas). Neste âmbito, o filósofo da natureza mais influente foi o físico inglês Isaac Newton.  

Contudo, na metade do século XVIII os iluministas iam se afastando pouco a pouco das ideias mecanicistas e começaram a se aproximar das teorias vitalistas. As teorias sociais e filosóficas desenvolvidas na segunda metade do século XVIII, por autores que contribuíram com o iluminismo como Denis Diderot e Johann Gottfried von Herder, entre muitos outros, tiveram grande influência das obras de naturalistas Johann Friedrich Blumenbach (classificou o ser humano em raças).

Algumas literaturas colocam o Iluminismo como uma escola filosófica, mas não existia somente um movimento. Pensadores e cientistas de áreas distintas colaboraram para as mudanças de pensamento estabelecidos pela época. Foi um momento de mentes brilhantes pesquisarem, escreverem e divulgarem suas descobertas e teorias.

O iluminismo desempenhou grande influência sobre o aspecto político e intelectual de boa parte dos países ocidentais. Algumas mudanças políticas importantes aconteceram, bem como a implantação e formação de estados-nação, a ampliação de direitos civis, além da diminuição do poder da igreja. As ideias dos iluministas espalharam-se com rapidez pela sociedade. Até os reis absolutistas, na época, receosos de perderem seu posto, passaram a adotar algumas ideias do iluminismo. Esses reis eram chamados de Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar a maneira absolutista de governar com as ideias de avanço iluministas.

Principais características do Iluminismo

•   A razão é considerada uma fonte legítima para o alcance de todo tipo de conhecimento;

•   Faz-se imprescindível os questionamentos, investigações para fomentar o conhecimento da sociedade, política e economia;

•   Alguns pensadores acreditam na natureza, de forma que ela seja capaz de explicar o comportamento humano e a sociedade;

•   Crítica ao absolutismo, mercantilismo e as vantagens da nobreza e da igreja;

•   Defendem a liberdade política, econômica e a igualdade de todos conforme as leis;

Crítica ao mercantilismo

O absolutismo foi intensamente atacado pelo iluminismo. O mercantilismo, modelo econômico do período, também foi censurado e novas propostas mais harmônicas e igualitárias surgiram com a nova realidade do capitalismo. Os fisiocratas foram os primeiros a indagar o mercantilismo. Para eles, a riqueza advinha da natureza, mais especificamente da agricultura e da pecuária. O comércio, portanto, não passava de uma troca de riquezas.  Além disso, os fisiocratas eram contra a intervenção do estado na economia. A fisiocracia inspirou pensadores como Adam Smith, considerado o pai da economia clássica. Um dos principais pensadores da escola fisiocrata foi o médico François Quesnay.

Perguntas interessantes