8- Quais as principais obras e as características de Lima Barreto? 9- Quais as principais obras e as características de Euclides da Cunha? 10- Quais as principais obras e as características da obra de Monteiro Lobato?
Soluções para a tarefa
Resposta:
8)Lima Barreto foi um dos principais escritores do pré-modernismo brasileiro. Além de escritor, ele foi jornalista e suas obras estão relacionadas com temáticas sociais e nacionalistas. Características das Obras
As obras de Lima Barreto apresentam uma linguagem coloquial e fluida. Uma das características é o teor satírico e humorístico presente em seus escritos.
Em grande parte, suas obras estão pautadas na temática social, expressando muitas injustiças como preconceito e o racismo.
Além disso, criticou os modelos políticos da República Velha e do Positivismo. Foi simpatizante do socialismo e do anarquismo, rompendo com o nacionalista ufanista.
9) Obras
Euclides da cunha escreveu romances, ensaios, artigos. Algumas de suas obras mais relevantes:
A guerra no sertão (1899)
As secas do Norte (1900)
O Brasil no século XIX (1901)
Os Sertões (1902)
Civilização (1904)
Contrastes e Confrontos (1906)
Peru Versus Bolívia (1907)
Castro Alves e o Seu Tempo (1908)
A Margem da História (1909)
Euclides da Cunha (1866-1909) foi um escritor, jornalista e professor brasileiro, autor da obra "Os Sertões". ... Seu livro "Os Sertões", narra e analisa os acontecimentos da guerra. Foi eleito em 21 de setembro de 1903 para a cadeira n.º 7 da Academia Brasileira de Letras.
10)Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro pré-modernista. Considerado um dos maiores autores de histórias infantis, sua obra mais conhecida é O Sítio do Pica pau Amarelo, composta de 23 volumes.Características Literárias
Como escritor literário, Monteiro Lobato situa-se entre os autores regionalistas do Pré-Modernismo e destaca-se nos gêneros conto e fábula.
Geralmente, o universo retratado pelo escritor são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, no momento da crise do plantio do café.
Monteiro Lobato foi um contador de histórias, preso ainda a certos modelos realistas. Dono de um estilo cuidadoso, não perdeu a oportunidade para criticar certos hábitos brasileiros, como a cópia de modelos estrangeiros, nossa sobrevivência ao capitalismo internacional, etc.
Sua ação, além do círculo literário, como intelectual polêmico se estende também ao plano da luta política e social. Moralista e doutrinador, aspirava o progresso material e mental do povo brasileiro.
Com a publicação de “O Escândalo do Petróleo” (1936) denuncia o jogo de interesses motivados pela extração do petróleo. Com isso, critica o envolvimento internacional das autoridades brasileiras.
Em 1941, já durante a ditadura de Vargas, foi condenado a seis meses de detenção, acusado de ataques ao governo.
Apesar de sua abertura ideológica, do ponto de vista artístico mostrou-se conservador quando começaram a surgir as primeiras manifestações modernistas em São Paulo.
Ficou famoso o seu polêmico artigo intitulado “Paranoia ou Mistificação?”, publicado no Jornal O Estado de São Paulo em 1917.
Nele, Lobato criticou a exposição de pintura expressionista de Anita Malfatti, considerando seu trabalho resultado de uma deformação mental.
Principais Obras
As obras de Lobato que mais se destacaram foram:
Urupês, 1918
O Saci, 1921
Narizinho Arrebitado,1921
Fábulas, 1922
O Marquês de Rabicó, 1922
As Aventuras de Hans Staden, 1927
Peter Pan,1930
Reinações de Narizinho,1931
Caçadas de Pedrinho, 1933
Emília no País da Gramática, 1934
Geografia de Dona Benta, 1935
Dom Quixote das Crianças, 1936
Histórias de Tia Anastácia, 1937
O Poço do Visconde, 1937
O Pica pau Amarelo, 1939
Personagens
Sítio do Pica pau amarelo
É uma obra composta por uma série de livros (23 volumes), escrita entre os anos de 1920 e 1947.
Os personagens de Lobato ficaram conhecidos por várias gerações de crianças de diversos países. Chegaram à televisão brasileira na década de 60 com o seriado “O Sítio do Pica pau Amarelo”.
Explicação:
espero ter ajudado