8) Por que, para os filósofos cristãos da Idade Média, a
filosofia não é a busca da verdade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque o filósofos cristão já tinham a sua verdade: a crença em Deus e em Cristo. Logo, eles buscavam leis e pensamentos que justificassem os acontecimentos no mundo, desde que esses pensamentos fossem baseados no poder de Deus e a sua interferência em tudo que existi ou acontece.
Explicação:
Para os filósofos cristãos da Idade Média, a Filosofia não é a busca da verdade por duas principais razões: ela é ou pagã (e, portanto, herética) ou se baseiam na Razão, que não seria o caminho para a Verdade.
Embora nem todos os filósofos cristãos medievais defendessem uma separação total entre Filosofia e Fé (Agostinho, por exemplo, via as duas coisas como faces de uma mesma moeda), aqueles que o faziam apontavam que a filosofia fora desenvolvida por hereges que, sem a iluminação do Cristianismo, nada de verdadeiro poderiam ter feito.
Já os outros, que criticavam o guia racional da Filosofia, diziam que a Verdade era uma Obra de Deus, e as Obras de Deus estavam acima da compreensão dos mortais, só podendo ser compreendidas pela Fé. Eram, portanto, falsas.