8) O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO OCORREU DE FORMA DESIGUAL NAS DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL, POIS HOUVE UMA CONCENTRAÇÃO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL, PARTICULARMENTE, NOS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO. DENTRE OUTRAS RAZÕES, EXPLICAM ESSE FATO
A) A FORMAÇÃO DE UM MERCADO EXTERNO NA REGIÃO SUDESTE E A CRIAÇÃO DE CASAS DE IMPORTAÇÃO POR EMIGRANTES ESTRANGEIROS.
B) O DOMÍNIO DA CAFEICULTURA NO SUDESTE, A CONSEQUENTE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL E A IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA QUE SE DIRIGIU PARA ESSA REGIÃO.
C) O DOMÍNIO DA MINERAÇÃO EM SÃO PAULO E A FUNDAÇÃO DE CASAS DE EXPORTAÇÃO QUE TINHAM COMO OBJETIVO ABASTECER O MERCADO BRASILEIRO DE PRODUTOS NACIONAIS.
D) O DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE EXTRAÇÃO MINERAL EM SÃO PAULO, QUE PERMITIU A ACUMULAÇÃO DE CAPITAL, E O CONSEQUENTE FLUXO DE EMIGRANTES QUE PARA LÁ SE DIRIGIU.
E) A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO E A CONCENTRAÇÃO DA POPULAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, FATO QUE ESTIMULOU A CRIAÇÃO DE CASAS DE IMPORTAÇÃO
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
A principal causa para a histórica concentração industrial brasileira na região Sudeste deve-se ao fato de a hegemonia econômica já ser pertencente a essa região. Assim, antes destacada pela produção da principal atividade econômica do país – a cafeicultura –, a região foi a primeira a receber os incentivos estruturais para a formação industrial do Brasil.
Perguntas interessantes