8) Fazem parte do esqueleto apendicular:
A) Membros superiores, crânio, osso
hioide, cintura pélvica
B) Membros inferiores, osso hioide,
cintura pélvica, crânio
C) Cintura escapular, crânio, cintura
pélvica, osso hioide
D) Membros superiores, crânio, membros
inferiores, cintura pélvica
E) Membros superiores, cintura
escapular, membros inferiores, cintura
pélvica
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esqueleto apendicular
O esqueleto apendicular é composto por 126 ossos, os quais formam nossos membros. Fazem parte do esqueleto apendicular:
Membros superiores: Os membros superiores são constituídos pelo úmero (osso do braço), ulna e rádio (ossos do antebraço), carpos (ossos do punho), metacarpos (ossos da palma da mão) e falanges (ossos dos dedos).
Cintura escapular: A cintura escapular é constituída pela clavícula e pela escápula.
Membros inferiores: Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos).
Cintura pélvica: A cintura pélvica é constituída pelos ossos do quadril, também chamados de ossos pélvicos.
→ Ossos do crânio
O crânio apresenta ossos que, em sua maioria, estão juntos em virtude das articulações imóveis. Esses ossos estão relacionados com funções importantes do organismo, como a proteção do encéfalo e o processo de fala e mastigação. Essa última função é possibilitada pela presença da mandíbula.
Os ossos que formam o crânio podem ser divididos em dois grupos: ossos faciais e cranianos.
A maioria dos ossos do crânio apresenta articulações imóveis.
A maioria dos ossos do crânio apresenta articulações imóveis.
Ossos cranianos: ossos parietais, temporais, ocipital, frontal, esfenoide, etmoide, ossículos auditivos e ossos suturais. Os ossos parietais e temporais são encontrados aos pares. Os ossículos auditivos são seis, e os ossos suturais possuem número variado.
Ossos faciais: maxilas (duas), zigomáticos (dois), nasais (dois), lacrimais (dois), conchas nasais (dois), palatinos (dois), mandíbula e vômer. Todos os ossos são encontrados aos pares, com exceção do vômer e da mandíbula. Vale salientar que a mandíbula é o osso mais forte da face e também o mais longo. Além disso, é o único que apresenta articulação móvel.
→ Coluna vertebral
As vértebras são os ossos que formam a coluna vertebral. Entre uma vértebra e outra, encontramos os discos intervertebrais, os quais atuam como um verdadeiro colchão entre cada um desses ossos.
Leia também: Cuidados com a coluna vertebral
A coluna vertebral desempenha papéis fundamentais para a sobrevivência do indivíduo. Ela garante, por exemplo, suporte para o corpo e proteção para a medula espinhal, uma porção do sistema nervoso central.
Na coluna vertebral, observamos sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix. O sacro é formado pela fusão de cinco vértebras, enquanto o cóccix é formado pela fusão de quatro vértebras.
Observe os ossos que formam a nossa coluna vertebral.
Observe os ossos que formam a nossa coluna vertebral.
→ Ossos dos membros superiores
Observe os ossos que formam os membros inferiores e superiores.
Observe os ossos que formam os membros inferiores e superiores.
Os membros superiores são formados pela cintura escapular, pelo braço, antebraço, punho e pela mão. A cintura escapular, responsável por garantir a união dos membros superiores ao tórax, é formada por dois ossos: clavícula e escápula.
Resposta:
A pelve tem fundamental importância na proteção dos órgãos localizados na cavidade pélvica, também atua como ponto de fixação para os músculos do períneo e dos membros inferiores.
Explicação: