Filosofia, perguntado por ygorfer13, 7 meses atrás

8 - Dentre as principais diferenças entre Aristóteles e seu mestre Platão, é possível apontar: *
5 pontos
a) Para Platão a verdade está fora da caverna e a doxa está no mundo inteligível onde todas as coisas são apenas opinião e imitação.
b) Para Platão, a verdade está no aparência sensível, enquanto para Aristóteles sequer existe verdade.
c) Segundo a teoria de Platão, a verdade pode ser alcançada pelas ideias perfeitas do mundo inteligível, para Aristóteles era preciso voltar-se ao próprio mundo dos homens.​

Soluções para a tarefa

Respondido por AnthonioJorge
7

Segundo a teoria de Platão, a verdade pode ser alcançada pelas ideias perfeitas do mundo inteligível, para Aristóteles era preciso voltar-se ao próprio mundo dos homens.​ Logo, a alternativa C é a correta.

Sócrates foi mestre de Platão e Platão foi mestre de Aristóteles. Há diversas diferenças, contudo, no pensamento de cada um.

Com base nos ensinamentos dos três é que a filosofia dividiu-se, historicamente, nas áreas conhecidas hoje como Ética, Estética, Epistemologia, Estética, Política, Ontologia e Metafísica. Em cada uma destas áreas há distinções e semelhanças cruciais.

Como resumo, pode-se dizer que Sócrates é considerado o pai da filosofia. Foi por sua situação existencial - sua atitude perante os concidadãos atenienses - que a filosofia tornou-se um vínculo entre trabalho intelectual e vivência moral. Sua tentativa de compreender o mundo inaugurou o que se pode considerar como definição da filosofia: o esforço contínuo pela unidade da consciência na unidade do conhecimento e vice-versa.

Sócrates nada deixou escrito. Platão, seu discípulo, utilizou Sócrates como protagonistas de diversos diálogos que mostravam o pensamento do mestre. Aos poucos, Platão utilizou-se de Sócrates como orador de suas próprias noções, como o Mundo das Ideias, o projeto pedagógico visto n'A República e os diversos mitos e alegorias que Platão usa para expor seu pensamento sobre a teoria do conhecimento, envolvendo a teoria da reminiscência e a famosa noção do amor platônico.

Aristóteles, por sua vez, estudou vinte anos com Platão antes de fundar sua própria escola, o Liceu. Diferente de Platão, que tinha afeição pela geometria e a matemática, Aristóteles tinha uma formação de biólogo. Desta distinção biográfica é que vem uma das principais diferenças filosóficas entre os dois maiores filósofos da história humana: enquanto Platão apelava às Ideias (modelos, formas ideias e abstratas) para explicar a substância de algo, Aristóteles compreendia que era possível captar a forma, o modelo - a essência - de qualquer coisa pela mera observação e pela capacidade de abstração.

Mais tarde, Platão influenciaria Santo Agostinho e Aristóteles influenciaria São Tomás de Aquino. Estes quatro, junto com Sócrates, formam o alicerce filosófico do Ocidente, que teria, a partir da Idade Moderna, uma vasta coleção de autores que dedicariam a vida para compreendê-los ou, o que seria mais comum, desprezá-los.

Perguntas interessantes