História, perguntado por opa1tay0n, 6 meses atrás

8. De que modo o aumento da oferta
de alimentos contribuiu para o
Renascimento Urbano na Europa do
final da Idade Média?​

Soluções para a tarefa

Respondido por nemdotinho
0

Resposta:

Renascimento comercial

O renascimento comercial garantiu o desenvolvimento de feiras nos arredores de algumas cidades.

O renascimento comercial garantiu o desenvolvimento de feiras nos arredores de algumas cidades.

O renascimento comercial, como mencionado, também está relacionado com o aumento da produção agrícola e o crescimento urbano. Esse aumento na produção garantiu um excedente que poderia ser comercializado. A atuação dos comerciantes itinerantes nesse contexto contribuiu significativamente para a circulação de mercadorias.

No entanto, as dificuldades na locomoção pela quantidade de estradas ruins, os perigos da vida itinerante e as dificuldades monetárias empurraram muitos comerciantes para a sedentarização. Eles instalaram-se nos arredores das cidades, os burgos, porque ali havia uma demanda constante de mercadorias dos mais variados tipos.

A princípio, o comércio instalado próximo às cidades tinha enfoque na venda de mercadorias de luxo ou itens de primeira necessidade, como sal, segundo Jacques Le Goff. Só com o passar do tempo é que a variedade de produtos começou a incluir itens básicos, como os grãos do excedente da produção.

O excedente que passou a ser comercializado deu um grande impulso para o comércio marítimo na região do mediterrâneo, sobretudo porque cidades como Veneza e Gênova eram compelidas à navegação pela proximidade do mar. O comércio mediterrâneo teve um impulso considerável com o início das Cruzadas — acontecimento que abriu o comércio oriental para os comerciantes italianos.

Nos meses de maio e junho, a cidade de Provins, na França, abrigava a feira de Champagne.

O desenvolvimento no comércio utilizando-se a navegação como meio de transporte deu surgimento a dois importantes polos comerciais: um dominando pelos italianos, ao sul, e outro dominado pela chamada Liga Hanseática, ao norte. As feiras de Champagne, na França, eram o ponto de encontro entre os comerciantes desses dois polos. Elas estendiam-se por todo ano em Lagny, Bar-sur-Aube, Provins e Troyes.

Apesar desse ponto de encontro em Champagne, as estradas, como referido, eram locais perigosos para os comerciantes. Sendo assim, o contato entre os italianos e a Liga Hanseática dava-se, principalmente, por mar, em rotas que ligavam a Itália à Bélgica e Inglaterra. Os comerciantes medievais ainda abriram importantes rotas que os levaram ao Oriente, incluindo a Palestina e o Egito, à região dos países bálticos e até mesmo à região da atual Rússia, na época, ocupada pela Rus Kievana.

Não podemos esquecer que o renascimento comercial trouxe uma demanda que, havia muito, estava enfraquecida: o uso da moeda. O crescimento comercial fez com que comerciantes e compradores precisassem das moedas, uma vez que o escambo era inviável em alguns casos. No século XIII, uma série de regiões na Europa já possuía suas próprias moedas cunhadas.

O renascimento comercial abriu caminho para o encarecimento das mercadorias, e Jacques Le Goff afirma que se o frumento (qualquer tipo de grão) custava índice 100 (medida de valor criada por ele como exemplo) entre 1160-1179, alguns séculos depois, no período entre 1320-1339, o mesmo frumento custava 289,7. Os salários, por sua vez, não acompanharam esse aumento significativo.

Explicação:

Espero ter ter ajudado ✌️❤️

Perguntas interessantes