8. Considere a reprodução a seguir, do quadro do pintor René Magritte intitulado A
Traição das Imagens:
A tradução para o português do texto presente no quadro é:
“Isto não é um cachimbo”.
Acerca do quadro de Magritte, o filósofo Michel Foucault teceu as seguintes
considerações:
“Ora, o que produz a estranheza dessa figura não é a ‘contradição’ entre a imagem
e o texto. Por uma boa razão: não poderia haver contradição a não ser entre dois
enunciados, ou no interior de um único e mesmo enunciado. Ora, vejo bem aqui que
há apenas um, e que ele não poderia ser contraditório, pois o sujeito da proposição
é um simples demonstrativo. Falso, então, porque seu ‘referente’ – muito
visivelmente um cachimbo – não o verifica? Mas quem me dirá seriamente que este
conjunto de traços entrecruzados, sobre o texto, é um cachimbo? Será preciso
dizer: meu Deus, como tudo isto é bobo e simples; este enunciado é perfeitamente
verdadeiro, pois é bem evidente que o desenho representando um cachimbo não é,
ele próprio, um cachimbo? E, entretanto, existe um hábito de linguagem: o que é
este desenho? É um bezerro, é um quadrado, é uma flor. Velho hábito que não é
desprovido de fundamento: pois toda função de um desenho tão esquemático, tão
escolar quanto este é a de se fazer reconhecer, de deixar aparecer sem equívoco
nem hesitação aquilo que ele representa”. (FOUCAULT, Michel. Isto não é um
cachimbo. Trad. de Jorge Coli, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p.19-20.).
Com base no texto de Foucault, apresente uma razão que justifique afirmar:
a) Que o texto presente no quadro de Magritte é um enunciado verdadeiro.
b) Que o texto presente no quadro de Magritte é um enunciado falso
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a) Que o texto presente no quadro de Magritte é um enunciado verdadeiro.
Pode-se afirmar que o texto é um enunciado verdadeiro na medida em que o desenho do cachimbo é um desenho, e não um cachimbo.
b) Que o texto presente no quadro de Magritte é um enunciado falso.
Pode-se afirmar que o texto é um enunciado falso na medida em que, por hábito, consideramos um desenho “tão escolar” como sendo a coisa que ele representa e não apenas uma representação.
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