8-Considerando a análise sobre as desigualdades sociais elaboradas por Marx e
Weber, é correto afirmar que:
(A) Marx acreditava que a revolução socialista significaria algo como o “princípio do fim” da
desigualdade social, com base na socialização dos meios de produção; já para Max Weber, tal
revolução não eliminaria a desigualdade, só criaria uma nova forma baseada no domínio da
burocracia estatal.
(B) Weber, em sintonia com sua análise da autonomia relativa das esferas de ação social, acreditava que
uma ação no plano cultural seria o fator determinante para o fim das desigualdades sociais.
(C) Marx enfatizou os elementos naturais da desigualdade social, ainda que acreditasse na sua
eliminação.
(D) Marx e Weber consideravam, o esforço individual como componente decisivo na superação da
situação de desigualdade vivenciada por cada membro individual da sociedade.
9-Entre as obras de Durkheim e Weber, é possível traçar alguns paralelos. O que melhor expressa um
desses paralelos é que:
(A) para Durkheim, a religião é um fenômeno presente somente em sociedades primitivas, com
importância decrescente no mundo moderno. Por sua vez, Max Weber, com sua análise do
desencantamento do mundo, reafirma a importância cada vez maior dos fatores religiosos nas
sociedades capitalistas contemporâneas.
(B) para Durkheim, o sociólogo deve, metodologicamente, preocupar-se com a formulação das leis
gerais que regem a vida social. Para Weber, crítico dessa pretensão nomológica, o fundamental é o
estudo das particularidades históricas capazes de explicar as características singulares de cada
sociedade.
(C) para ambos os autores, a dimensão social tem a primazia epistemológica e metodológica quando se
trata da explicação dos fenômenos sociais, apesar da maior ênfase de Weber nos fatores individuais.
(D) para Max Weber, na sua obra “A Ciência como Vocação,” o positivismo é a postura metodológica
ideal para a produção de conhecimento, ao passo que Durkheim, influenciado pela filosofia de
Dilthey, vai propor uma perspectiva fenomenológica para a análise dos fenômenos sociais.
10 A modernidade ocidental se expressa, socialmente, de várias formas. NÃO é forma de expressão da
modernidade ocidental:
(A) a ruptura espaço-temporal.
(B) o desenvolvimento dos Estados-Nação.
(C) a globalização econômica e cultural.
(D) o reforço dos laços comunitários e familiares.
eduardagiesbrecht:
Qual a resposta da 8?
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Resposta:
(d) o reforço dos laços comunitário e familiares
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