(8)como a guerra da pelaponesa enfraqueceu as cidade Estado gregas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Guerra do Peloponeso proporcionou um final dramático para o 5 º século aC, quebrando tabus religiosos e culturais, devastando vastas áreas de campo, e destruindo cidades inteiras.
Explicação:
A Guerra do Peloponeso (431-404 aC) foi travada entre Atenas e seu império, conhecida como a Liga Deliana, e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
Durante este conflito, a guerra grega evoluiu de uma forma originalmente limitada e formalizada de conflito, para lutas totais entre estados-cidades, com atrocidades em larga escala.
Durante a primeira fase, conhecida como Guerra Arquidamiana, Esparta lançou repetidas invasões da Ática, enquanto Atenas aproveitou sua supremacia naval para invadir a costa do Peloponeso.
Inicialmente, a estratégia de Atenas, conforme orientada por Péricles, era evitar a batalha aberta com os hoplitas espartanos mais numerosos e melhor treinados, e, em vez disso, confiar na frota naval superior de Atenas.
No rescaldo de uma praga devastadora, os atenienses se voltaram contra a estratégia defensiva de Péricles em favor de uma estratégia mais agressiva que traria guerra diretamente a Esparta e seus aliados.
A paz de Nicias foi assinada em 421 aC e concluiu a primeira fase da guerra. O tratado foi minado, no entanto, pelo contínuo combate e apela à revolta em todo o Peloponeso.
A destruição da frota de Atenas em Aegospotami durante a Guerra Deceleana efetivamente acabou com a Guerra do Peloponeso. Atenas se rendeu um ano depois em 404 aC.